Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Brastemp e Consul trazem inovações e dicas para ajudar na tarefa de lavar roupas

Lavadoras das marcas possuem funções para facilitar o dia a dia; dicas sobre tratamento de manchas e cuidados com as peças também colaboram na lavagem

São Paulo, fevereiro de 2011 – Lavar as roupas é daquelas atividades domésticas necessárias, mas nem sempre prazerosas. Por isso, Brastemp e Consul investem em pesquisas, tecnologia e inovação para ajudar o consumidor a ter uma experiência diferente da cantada por Gal Costa e outros intérpretes, e lavar roupa todo dia não seja uma agonia.

Pouco mais da metade dos lares brasileiros ainda tem o tanque como lugar da roupa suja e as mãos do responsável pela lavagem delas bastante sacrificada. Porém, mesmo entre os que já contam com a significativa ajuda de uma lavadora para essa atividade, há quem tenha dificuldade na hora de executar a tarefa. Dúvidas sobre dosagem do sabão ou da água, como separar as roupas e evitar ou remover manchas, e até a capacidade ideal da máquina de lavar para os hábitos da família ainda são comuns.

Para descomplicar a vida dos seus consumidores, as marcas Brastemp e Consul trazem grandes inovações em lavanderia. A Consul, por exemplo, oferece o Nível Fácil da Lavadora Consul Maré, que traz uma régua medidora dentro da máquina. O consumidor observa o número atingido pela carga de roupa, e só coloca a programação e a quantidade de sabão equivalentes.

Outro facilitador é o Botão “Girou, Lavou” das Lavadoras Brastemp Ative!, disponíveis nas versões 9 e 11 kg,  que permite escolher um dos seus cinco programas (Do Meu Jeito, Tira Manchas 60 Graus, Rápido, Extra delicado e Função adia início da Lavagem) para que a máquina execute toda a lavagem. E o modelo de 9 kg ainda vem com um cestinho removível, que garante o sucesso da lavagem separando as roupas íntimas, que são mais delicadas, das demais.

Como escolher a capacidade da lavadora

Hoje em dia, há lavadoras de todos os tamanhos, jeitos e funcionalidades, que atendem a diversos públicos. Para escolher a lavadora mais adequada é preciso sempre pensar na quantidade de roupa, frequência de lavagem, cuidados com os tecidos e funcionalidades com as quais o consumidor quer contar na hora da lavagem para facilitar esta tarefa no seu dia a dia.

Para solteiros ou famílias pequenas (que inclui os recém-casados), são mais indicadas as lavadoras com capacidade de até 9 kg, como Brastemp Clean 8 kg, a Brastemp Ative! 9 kg (que vem com um cestinho que possibilita a lavagem de roupas delicadas simultaneamente à carga normal) e a Consul Maré 7,5 kg.

A Brastemp Clean 8 kg é compacta, econômica e possui design diferenciado. O modelo vem com tampa arredondada, painel moderno, função Turbo Performance –  ideal deixar as roupas mais pesadas bem limpinhas –, além da Ação Mistura Total, que garante que o sabão se misture com a água antes de entrar em contato com a roupa, evitando possíveis manchas durante a lavagem. Preço sugerido: R$ 1.099. Já a Brastemp Ative! 9 kg, além do cestinho específico para lavar roupas íntimas, que permite que as roupas delicadas sejam lavadas junto às comuns, e da ação Mistura Total, conta também com o botão Girou, Lavou, que pede apenas que você escolha o ciclo e a máquina pré-programa toda a lavagem. Preço sugerido: R$ 1.199.

Na Consul Maré 7,5 kg, o consumidor encontra funções que facilitam o dia a dia, como Nível Fácil, que indica a medida certa de água e sabão para lavar suas roupas, e Função Turbo, que, com maior movimentação das roupas durante a lavagem, traz mais eficiência na lavagem de roupas muito sujas ou pesadas. Preço sugerido: R$ 999.

Já para famílias maiores, ou para aqueles que costumam lavar peças grandes ou maiores quantidade de roupas, o ideal é uma máquina com maior capacidade, idealmente a partir de 10 kg. Bons exemplos são a Brastemp Ative! 11 kg, a Brastemp Clean 10 kg e a Consul Maré-Super 10 kg. Os preços sugeridos são de: R$1.349, R$1.249 e R$1.199, respectivamente.

Cuidado com as roupas

Além de trazer produtos para facilitar ainda mais o dia a dia, a Whirlpool dá dicas de como manter uma boa lavagem das roupas. O primeiro passo é verificar as etiquetas que contém informações, como, por exemplo, se o tecido é lavável em água, se pode ser lavado em máquina ou com alvejantes.

Para manter suas roupas perfeitas, na hora de colocar as roupas na máquina também é sempre bom separá-las por cor, quantidade de sujeira e por tipo de tecido.

Remoção de manchas

Para remover as manchas é preciso lembrar que quanto maior o tempo de permanência da mancha na roupa, maiores serão o ataque às fibras e o esforço para removê-la, podendo desgastar o tecido mais rapidamente. O melhor é tentar remover a mancha, nem que seja apenas um pouco, imediatamente. Se isso não for possível, pode ser necessário repetir o procedimento de lavagem, mas não é aconselhável utilizar removedor ou outros produtos químicos sem testá-los antes em alguma parte escondida do tecido ou sem consultar as informações das etiquetas.

Como descobrir se a roupa pode desbotar

Um teste muito simples pode ajudar na hora da lavagem e evitar surpresas desagradáveis. Com os passos abaixo é possível saber se alguma roupa pode ou não desbotar na lavagem:

1. Umedeça um pedaço da roupa, de preferência a bainha.

2. Coloque um tecido branco (para teste, que possa ser manchado) sobre o tecido colorido que foi umedecido e passe-o com ferro quente.

3. Se a cor do tecido colorido impregnar o tecido branco, quer dizer que ele manchará outras roupas que sejam lavadas juntas. Lave-o separadamente com água fria e sem deixar de molho e, em seguida, enxágue-o e deixe-o secar à sombra.

Para mais informações, visite o site das marcas: www.brastemp.com.br/lavadorasderoupas ou www.consul.com.br/lavadorasderoupas

Sobre a Whirlpool Latin America

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,1 mil  colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.

Sobre o 100º aniversário da Whirlpool Corporation

Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.