Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Whirlpool combina talentos e tecnologias para o desenvolvimento de produtos inovadores

Equipes dedicadas a inovar e profissionais com o dever de propagar esta cultura em todas as áreas da companhia. Este é um dos pilares do processo formal que a Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid,  mantém desde 2000 e é dedicado a garantir a inovação no desenvolvimento dos seus produtos e nos processos da organização como um todo. Tanta dedicação rendeu à companhia o posto de única empresa brasileira a figurar entre as 500 maiores depositantes de patentes no mundo ? em 2010, a Whirlpool fez 68 pedidos de patentes no Brasil.  A Companhia, que conta com 22 laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia, multiplicou por oito sua receita com produtos inovadores em três anos, sendo que em 2010, 25% do faturamento foi proveniente de produtos classificados como inovadores. Como resultado, 200 novos produtos das marcas foram lançados somente em 2010.?A inovação é uma prioridade estratégica da Whirlpool desde sua fundação, há 100 anos. Ao longo de sua história, a empresa sempre inovou no desenvolvimento de produtos e projetos?, destaca Mário Fioretti, gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America.No Brasil, a Whirlpool mantém equipes de profissionais exclusivamente dedicados às áreas de Design, Inovação e Inteligência de Mercado, além de parcerias e convênios com universidades, fornecedores e empresas de outros setores, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de pesquisa, gerar conhecimento e atrair talentos para criar produtos mais competitivos. Os seminários e workshops com especialistas em inovação também ajudam a empresa a consolidar uma cultura que envolve todos os colaboradores. ?Por isso, conseguimos entregar inovações aos consumidores brasileiros em produtos que consideram seus hábitos, usos e atitudes”, diz.Muitas vezes, de acordo com ele, os desenvolvimentos trazem soluções simples, que acabam fazendo toda a diferença no dia a dia do consumidor. Um exemplo é o refrigerador Consul Facilite, primeiro frost free de uma porta do mundo, lançado em 2008. O produto traz uma tecnologia que impede a formação de gelo nas paredes internas da geladeira, o que antes só era possível separando-se os compartimentos.Ainda na categoria de refrigeradores, a Whirlpool tem desenvolvido, a cada ciclo de dez anos, aparelhos que economizam de 40% a 50% de energia em relação à geração anterior. Neste ano, a empresa foi além: apresentou ao mercado, em julho, o refrigerador Brastemp Inverse Viva!, que consome 25% menos energia do que uma geladeira com selo Procel Classe A, que é a melhor classificação de acordo com este selo.Outra inovação recente apresentada foi o projeto Brastemp Liberty, cozinha conceito desenvolvida a partir dos princípios de design universal, com grande foco em acessibilidade e pensada para um ambiente limitado, seguindo tendência de utilizar de forma inteligente todos os espaços disponíveis em ambientes compactos. ?Trata-se de mais uma forma de testarmos nossa capacidade de inovação para simplificar a vida das pessoas, oferecendo o máximo em acessibilidade e possibilidades de uso?, finaliza Mário Fioretti. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14 mil  colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 162 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1985 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 27 mil pessoas. Sobre a Whirlpool Corporation A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool Corporation Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.