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Whirlpool Latin America busca expertise de empresas de energia elétrica

A Unidade de Joinville da Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, tem promovido diálogos com empresas de energia elétrica para encontrar soluções mais sustentáveis no uso da energia. Um exemplo é o encontro realizado em Joinville no início de maio, que reuniu profissionais da Celesc, Elektro, Eletrobrás, CPFL Energia, CEB e Light para discutir boas práticas na execução do Programa de Eficiência Energética – que tem, como uma das principais frentes, a substituição de refrigeradores antigos por modelos mais eficientes – e a redução no uso de energia, tanto no processo produtivo quanto no desempenho dos produtos.  

Um dos temas centrais dessa discussão é o fato de o Brasil ter, atualmente, dois milhões de consumidores das classes D e E com refrigeradores com mais de 15 anos de uso. Para substituí-los por outros novos e mais econômicos, a empresa participa do programa de troca de refrigeradores patrocinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio dessa iniciativa, as distribuidoras de energia elétrica propõem aos consumidores de baixa renda a troca dos eletrodomésticos e a Whirlpool se encarrega de comercializar os produtos novos e fazer, com o apoio de parceiros, a gestão completa do projeto, desde a distribuição nas comunidades até a manufatura reversa. “É um grande orgulho para a Whirlpool contribuir com um programa que, além de ajudar o meio ambiente por meio da coleta e reciclagem de produtos pouco eficientes, beneficia tantas famílias de baixa renda”, destaca Evelyn Veronese, gerente geral de Vendas da Whirlpool Latin America.

 

Durante esse encontro, representantes da Whirlpool apresentaram os processos da companhia na busca por novas tecnologias e a evolução dos produtos em termos de consumo energético. Como exemplo, foi utilizado o case do refrigerador Brastemp Inverse Viva!, que utiliza 25% menos energia do que os modelos com compressor convencional classificados como A. Para desenvolver alternativas como essa, a empresa possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este, considerado um dos maiores do mundo.

 

A cada geração de produtos que lança no mercado, dentro de um ciclo de aproximadamente dez anos, a Whirlpool disponibiliza eletrodomésticos que chegam a economizar até 50% de energia em relação à anterior. A empresa tem, ainda, a meta de incluir 100% de seus produtos nas categorias de maior eficiência energética do Procel (Programa Nacional de Conservação e Energia).