Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Whirlpool aposta em inovações visando à competitividade em Rio Claro

Com 25 anos de tradição em pesquisa e desenvolvimento, a Unidade de Rio Claro é responsável por criar e exportar soluções inovadoras para mais de 45 países

Referência nacional em pesquisa e desenvolvimento, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, abriga na Unidade de Rio Claro o maior pólo de desenvolvimento de lavadoras de roupa no Brasil. Por meio de seus laboratórios e do Centro de Tecnologia de Lavanderia instalados no município, a empresa desenvolve novos produtos e exporta soluções inovadoras para mais de 45 países onde a companhia está presente.

Para se manter competitiva e inovadora, todos os anos, a Whirlpool destina de 3% a 4% do faturamento para pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em torno de 23% de sua receita vem de produtos inovadores. Em 2014, a empresa obteve a concessão de 92 patentes, sendo 40 no Brasil e 52 no exterior.
Para desenvolver soluções tão inovadoras, a companhia conta com as pesquisas realizadas no moderno Centro de Tecnologia de Lavanderia, que se traduzem em produtos mais eficientes em desempenho para o consumidor, tanto de lavagem quanto de consumo de energia e água.

A unidade possui ainda o Laboratório de Lava-louças, primeiro da categoria no Brasil, que amplia a velocidade de desenvolvimento e a aprovação técnica de projetos de lava-louças produzidas na fábrica de Manaus. Hoje, o produto representa uma economia para os lares brasileiros com a redução em até 6 vezes no consumo de água, se comparada à lavagem manual.
Outro importante aliado da Whirlpool na criação de novas soluções em Rio Claro é o Laboratório de Experiência do Usuário, em que são realizados estudos com consumidores para criação de produtos das categorias de lavanderia, secadoras, lava-louças, micro-ondas e tratamento de ar. O espaço conta com uma cozinha e uma lavanderia, onde os usuários são observados por trás de espelhos enquanto testam os novos produtos.
“Profissionais de diversas áreas, de design a engenharias, observam desde a quantidade de sabão que os consumidores adicionam à máquina até mesmo a expressão facial deles durante esse processo. Dessa forma, conseguimos perceber o comportamento dos consumidorese ter a certeza de que vamos entregar novos produtos com benefícios reais”, explica Lima.
Entre as principais recentes inovações da Whirlpool que nasceram em Rio Claro a partir desses testes e estudos está a lavadora Consul Facilite 8kg, que calcula a quantidade de sabão e amaciante necessária para o volume de roupa a ser lavada, permite reutilizar a água que sobra ao final do ciclo de lavagem e conta com um dispenser que despeja o sabão direto no agitador e garante a diluição anti-manchas.

Outro produto diferenciado, também produzido em Rio Claro, é o fogão Brastemp Ative! Smart Cooktop, que se conecta com smartphones e possui forno duplo – elétrico e a gás – e interface
touchscreen, que proporciona ainda mais facilidade para controlar as principais funções do fogão. Há ainda o cooktop Brastemp Ative! com botões removíveis que facilitam a limpeza, acendimento super automático que agiliza o preparo de alimentos e grades de piatina com angulação que proporcionam mais estabilidade ao utilizar o produto, mantendo as panelas  com segurança.

“Ser referência em inovação é um grande orgulho para nós e a Unidade de Rio Claro tem um papel fundamental no desenvolvimento e fabricação de eletrodomésticos tão inovadores. Em 2015, ano do 25º aniversário da Whirlpool na cidade, vamos lançar 200 novos produtos e continuaremos apostando em inovações cada vez mais sustentáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento da região”, conclui Lima.

Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.