Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Whirlpool une design e ergonomia para levar inovações aos consumidores

Refrigerador Side Inverse, com o freezer localizado na parte de baixo, é resultado dessa união capaz de criar produtos ainda mais adequados à realidade das pessoas

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, tem investido cada vez mais em inovações ergonômicas nos seus produtos, visando à criação de eletrodomésticos ainda mais adequados ao conforto, realidade e necessidades dos consumidores.
Estudos realizados no laboratório de usabilidade da Whirlpool constataram que, em média, se abre a geladeira 26 vezes mais do que o freezer. O resultado levou ao desenvolvimento do conceito Side Inverse que, a partir de um design inovador, apresentou modelos de refrigeradores que trazem o freezer na parte de baixo e mantém os espaços mais usados ao alcance das mãos.

“Com o novo design, eliminamos a necessidade de abaixar para pegar, por exemplo, frutas ou garrafas que eram destinadas para regiões inferiores do produto. Todo o estudo foi feito respeitando a média de altura do brasileiro e, dessa forma, tornamos o produto mais prático”, explica Renzo Menegon, gerente de design de experiência da Whirlpool Latin America.
Inovações nos produtos, como essa, são evoluções ergonômicas que contribuem para evitar desconfortos no corpo, que podem ser causadas por simples ações cotidianas, como a forma de agachar e levantar. “Para os modelos Inverse, por exemplo, a Brastemp aplicou ao máximo a premissa de que o design precisa estar a serviço da performance, desenvolvendo um produto que entrega uma performance impecável também do ponto de vista ergonômico”,explica Juliana Gonçalves, Ergonomista Sênior da Whirlpool Latin America e PhD em Ergonomia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Outro artifício de design usado pela empresa para desenvolver soluções cada vez mais aderentes ao cotidiano dos usuários é trabalhar em novas angulações das interfaces das máquinas de lavar-roupa, visando facilitar a legibilidade das funções. Na nova lavadora Brastemp 15Kg, fabricada na unidade da Whirlpool de Rio Claro, por exemplo, a tampa móvel foi projetada de modo a garantir o acesso mesmo de pessoas mais baixas e com menor alcance dos braços. Já o painel de controle ganhou uma nova Inclinação e luzes indicativas que garantiram a melhor visualização dos programas selecionados.
“A Whirlpool busca sempre compreender as necessidades das pessoas e, assim, inovar para oferecer mudanças tecnológicas que beneficiam a todos. A inovação está em nosso DNA e vamos continuar apostando em soluções ergonômicas que contribuam com a qualidade de vida dos nossos consumidores”, conclui Renzo Menegon.

Ergonomia

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 13 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.