Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Novo refrigerador Brastemp Inverse Viva! consome 25% menos energia do que uma geladeira econômica

Modelo traz compressor inteligente que mede períodos de maior ou menor consumo do refrigerador, economizando energia. Fabricação do produto também inclui processos que causam menor impacto no meio ambiente São Paulo, 13 de julho de 2011 ? A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, lança o refrigerador Brastemp Inverse Viva!, que reúne diversos atributos e tecnologias voltadas à sustentabilidade e tem grande foco na redução do consumo de energia. O produto foi apresentado nesta quarta-feira (13), durante o evento ?Sustentabilidade de Ponta a Ponta?, e será vendido com exclusividade pelo Walmart ? realizador do evento ? pelos próximos 12 meses. A partir de outubro, o produto também será vendido no site da Brastemp.Entre as novidades do refrigerador está o compressor inteligente VCC (Compressor de capacidade variável), produzido pela Embraco ? empresa especializada em soluções para refrigeração e líder mundial no mercado de compressores herméticos ?, que proporciona uma redução de 25% do consumo de energia do produto em comparação aos modelos que possuem selo Procel Classe A. Economia é devida, principalmente, ao controle eletrônico do compressor, que aumenta ou diminui automaticamente a potência do aparelho de acordo com a quantidade de alimentos armazenados. O compressor reduz ainda o consumo de energia do refrigerador em períodos em que o produto é menos utilizado, como durante a noite.?Com essa tecnologia inteligente conseguimos uma redução muito significativa do consumo de energia em relação aos aparelhos que possuem Selo Procel A, de 56kW para 42kW por mês. Com isso, o refrigerador também tem menor emissão de CO2?, destaca Claudia Sender, diretora de Marketing da Whirlpool Latin America. O compressor inteligente também gera, aproximadamente, 30% menos ruído e refrigera 25% mais rapidamente do que um compressor convencional. ?A tecnologia permite ainda a melhor conservação e frescor dos alimentos, em função da mínima variação da temperatura no gabinete do refrigerador e do freezer?, destaca Claudia.Menos impactos ambientaisAlém destes atributos importantes, a fabricação do Inverse Viva! inclui processos que trazem menor impacto ao meio ambiente. Todas as peças do refrigerador, inclusive os componentes funcionais e estéticos, estão de acordo com a Diretiva Europeia RoHS, que restringe o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente, como chumbo, no final da vida útil do produto.   Outro aspecto importante, de acordo com Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade, é que a refrigeração do Inverse Viva! se dá por meio do gás isobutano (R600a), que não danifica a camada de ozônio e tem impacto reduzido na causa do efeito estufa. ?A vantagem do circuito de refrigeração butanizado, também utilizado na fabricação de outros produtos das marcas Brastemp e Consul, é que sua contribuição para o efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global, é quase nula. A utilização deste gás colabora para a redução no potencial de emissão de dióxido de carbono (CO2) em aproximadamente 193 quilos de CO2 equivalente por produto, ao longo do seu ciclo de vida?, completa Vanderlei.Além disso, o Manual de Instruções do Inverse Viva! vem impresso em papel certificado e, além de informações de uso do produto, traz dados e dicas de sustentabilidade que podem ser utilizados pelos consumidores no dia a dia.A minimização dos impactos ambientais considerou ainda a comercialização do produto. Ao comprar o refrigerador em uma das lojas do Walmart, o consumidor terá a opção de descarte imediato da embalagem, que será encaminhada para reciclagem. ?A Whirlpool é uma empresa que está no mercado há 100 anos e, para nos mantermos por mais 100, é preciso pensar no futuro e inovar constantemente. Por isso, as questões ligadas à sustentabilidade também norteiam as atividades da companhia. O Inverse Viva! é resultado dos investimentos contínuos no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, por meio da eficiência energética, da utilização de materiais menos nocivos, entre outras iniciativas?, completa Vanderlei Niehues. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 13,5 mil  colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 162 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1985 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 27 mil pessoas.Sobre a Whirlpool Corporation A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.