Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool inaugura estação de tratamento de efluentes que reduzirá o consumo em 60 milhões de litros de água por ano

Com a novidade, a empresa passa a reutilizar 100% da água que abastece os postos de testes do Centro de Tecnologia de Lavanderia e reduzirá o consumo equivalente a mais de 500 famílias de três pessoas, no mesmo período A Whirlpool Latin America, líder absoluta no mercado brasileiro de eletrodomésticos com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, inaugurou mais uma estação de tratamento de efluentes na fábrica de Rio Claro.A empresa, reconhecida por seu comprometimento com questões ambientais, lança a terceira estação, que vai tratar e reutilizar 100% da água que abastece mais de 300 postos de testes do Centro de Tecnologia de Lavanderia. Com isso, a Whirlpool reduz o consumo de, em média, 66 milhões de litros de água por ano, o equivalente ao consumo de água de mais de 500 famílias de três pessoas, no mesmo período.?Estamos cientes do nosso compromisso em administrar nossos impactos nas comunidades, na sociedade e no meio ambiente e assumimos uma postura responsável de liderança que trabalha sob o conceito de Inovação Sustentável. Por isso, há quatro anos, inauguramos o Centro de Tecnologia de Lavanderia com o intuito de testarmos os produtos para que economizassem água e energia. Além disso, sempre buscamos aprimorar nossos lançamentos para que ofereçam o melhor aos consumidores em tecnologia e sustentabilidade?, explica Rogério Martins, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Whirlpool Latin America.Além da nova estação de tratamento, a Whirlpool investe ainda em outras ações de melhorias voltadas ao Meio Ambiente, como a central de resíduos, uma nova sala de baterias e um depósito de produtos químicos.Resíduos IndustriaisEm 2011, a Whirlpool Latin America assumiu um importante desafio ao lançar o projeto Resíduo Zero, para eliminar o envio de resíduos industriais para aterros, até 2014. A unidade de Rio Claro comemora os resultados alcançados. Em agosto, a meta será atingida, ou seja, todos os resíduos da fábrica passarão a ser reciclados ou coprocessados. O projeto inclui, ainda, a eliminação do envio dos resíduos não ligados ao processo produtivo para aterros sanitários, até 2016. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.No Brasil, possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país em 2010, segundo a revista Época Negócios, e a segunda mais inovadora, em 2011.Além disso, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam, em média, 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 30 mil pessoas.