Relatório de

Sustentabilidade

2012

Eficiência energética  GRI EN6  GRI EN26

Com a elevação da produção ocorrida em 2012, o consumo bruto de energia elétrica da companhia cresceu 3,82%, mas houve redução do consumo por produto produzido, ou seja, melhor gestão (veja tabela à direita). Melhorias incrementais, como as realizadas em 2012, vêm sendo obtidas desde 2010 nas fábricas da Whirlpool, por meio de projetos implementados por grupos de trabalho e orçamentos específicos, focados em novas tecnologias, troca de motores, troca de lâmpadas, otimização e inteligência de processos, entre outros. A meta das unidades para o ano só não foi alcançada na unidade São Paulo.

É que ali, por haver somente atividades administrativas, o indicador não considera o produto, mas o total de pessoas consumindo energia no escritório, por meio da iluminação, aparelhos eletrônicos, ar condicionado, etc (a métrica local considera o consumo bruto em kwh dividido pelo número de colaboradores). Com a diminuição do número de colaboradores da unidade em 2012, a taxa cresceu 13%.

A Whirlpool também investe em novas tecnologias que garantem maior eficiência energética aos produtos eletrodomésticos nas casas dos consumidores. Isso é feito não apenas pela economia de energia em si, mas também porque, de acordo com cálculos da própria empresa, aproximadamente 80% das emissões de carbono, no ciclo de vida dos produtos, ocorre durante sua vida útil, nas casas dos consumidores.

Liderar inovação sustentável

* A porcentagem de redução se refere ao consumo por produto em relação à meta estipulada para o ano