Relatório de

Sustentabilidade

2012

Fornecedores GRI 4.14, GRI 4.16 GRI HR1

Transformando consumidores em fãs

O Código de Conduta de Fornecedores é a base da gestão de fornecedores da Whirlpool Corporation e também premissa obrigatória para a contratação desses parceiros. Como reforço dessa premissa, a companhia decidiu que anualmente seus fornecedores deverão confirmar o cumprimento do Código, por meio do Portal de Suprimentos da empresa. Caso contrário, a parceria seria desfeita.

 Revisado, o Código de Conduta de Fornecedores foi aprimorado para reforçar a importância de alguns aspectos, entre eles o de direitos humanos. Veja o que mudou:

• Nova seção explicativa sobre os principais temas (aplicações do código, horas de trabalho, saúde e segurança, não discriminação, meio ambiente e subcontratação);

• Nova cláusula que restringe a compra de minerais extraídos de zonas de conflito no Congo (África), onde há desrespeito aos direitos humanos, em conformidade com lei aprovada em 2012 pelo Senado dos Estados Unidos.

O programa de Excelência de Fornecedores foi uma das razões que levaram o Guia Exame de Sustentabilidade 2012, publicação da Editora Abril, a atribuir a nota 8,5 à Whirlpool (a média das empresas listadas foi de 5,5). É por meio desse programa que a Whirlpool busca expandir o tema da sustentabilidade para toda a sua cadeia de suprimentos. As ações descritas a seguir estão sob o guarda-chuva dele.

 

Ampliando parcerias GRI HR1

No Brasil, a Whirlpool tem cerca de 500 fornecedores diretos (cujos materiais são diretamente utilizados na manufatura dos produtos) e em torno de três mil de materiais e serviços indiretos. Para avaliar o desempenho deles em relação às normas de qualidade, segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social, a empresa adota o Sistema de Gestão Integrada de Fornecedores. O SGIF existe desde 2004 para fornecedores diretos. Em 2011, o sistema foi estendido para os indiretos, sob a sigla SGIFI-MSI, aumentando o desafio desse trabalho, tanto em relação à abrangência do grupo como ao perfil, uma vez que são fornecedores de diferentes ramos, como energia elétrica, transporte, alimentação etc.

O objetivo atual de ambos os programas é auditar 100% dos fornecedores críticos (aqueles que podem trazer para a Whirlpool alto impacto financeiro, de imagem, segurança e qualidade), classificando-os segundo critérios claros, e ajudar os que precisam aprimorar seu desempenho. Desde 2011, as auditorias passaram a englobar aspectos relacionados aos seis pilares de sustentabilidade da Whirlpool, verificando questões como pontos de trabalho infantil e forçado, por exemplo. O resultado norteará treinamentos e planos de melhoria desenvolvidos em conjunto a partir de 2013. GRI HR2 HR6 HR7

Reconhecimento de boas práticas GRI 4.17

Para aumentar a sinergia com os fornecedores, a Whirlpool conheceu as práticas de sustentabilidade de seus parceiros e reconheceu aquelas que estavam alinhadas aos seus seis pilares de sustentabilidade. Vinte e oito fornecedores enviaram seus cases, receberam visitas técnicas de avaliação e oito deles foram selecionados para apresentar suas iniciativas no Supplier’s Day, encontros anuais de fornecedores, que ocorrem em São Paulo e Joinville. O trabalho foi a semente para um projeto maior junto a eles, a realização anual do Prêmio de Sustentabilidade Whirlpool, a partir de 2013.

Outra iniciativa para aumentar a troca de ideias e a união de forças em busca de soluções sustentáveis foi a realização de um workshop com fornecedores, em Joinville, sobre redução de resíduos das unidades fabris da Whirlpool. Nesse evento, surgiram 35 ideias para serem trabalhadas conjuntamente, algumas já implementadas, outras em avaliação. O encontro proporcionou diversos resultados, entre os quais acordos de processamento de resíduos da manufatura da unidade, que passaram a ser retirados na fábrica para reaproveitamento, como no caso da espuma de poliuretano. O workshop será repetido em 2013.

Diálogo e avaliação constantes vêm estimulando melhorias nas entregas