Relatório de

Sustentabilidade

2012

Perfil e governança

Mensagem do presidente

“Inovação e sustentabilidade
são ideias que devem andar
sempre juntas”

Mais distante e além GRI 1.1 GRI 1.2

Quando olhamos para os relatórios de sustentabilidade que a Whirlpool Latin America vem publicando nos últimos anos, vemos que a companhia mantém-se em uma trajetória coerente e que vem apresentando ótimos resultados. Há alguns anos, definimos que a nossa estratégia de sustentabilidade seria caracterizada pelo foco em algumas prioridades. Ao invés de buscarmos realizar todas as nossas ambições a um só tempo, entendemos que seria mais produtivo eleger no máximo três ou quatro temas para concentrar nossas atenções. Hoje, ao olhar para o passado recente e ver o quanto avançamos, sinto que fizemos uma escolha estratégica correta.

Temos feito progressos substanciais na dimensão saúde ocupacional e segurança do trabalho, ao mesmo tempo em que nos tornamos cada vez mais eficientes no consumo de água e energia, seja em nossas operações de manufatura, seja na oferta de eletrodomésticos de excelente performance. Além disso, alcançamos o objetivo de zerar o envio de resíduos industriais para aterros nas nossas fábricas de Manaus e Rio Claro, e estamos prestes a fazê-lo também na fábrica de Joinville, um feito sem precedentes na história da indústria brasileira.

Ao lado dessas conquistas que nos enchem de orgulho, avançamos de forma significativa na dimensão econômica. Como o leitor poderá verificar neste relatório, a Whirlpool fechou o ano de 2012 com resultados recordes em volume de produção, faturamento e retorno ao acionista. Para nós, essa performance é ainda mais significativa quando se verifica que a consolidação da liderança de nossas marcas é feita com maior eficiência na gestão de recursos. Produzimos mais, aumentamos o nosso lucro, mas, ao mesmo tempo, ampliamos a oferta de empregos, a distribuição de valor adicionado, tornamos a nossa produção mais limpa e segura e melhoramos ainda mais a qualidade do investimento social feito pelo Consulado da Mulher, tudo isso de forma ética e responsável. Com isso, sustentamos de modo satisfatório o nosso compromisso com o Pacto Global, do qual somos signatários.

Constatamos com orgulho que, todos os dias, os nossos colaboradores ajudam a continuar fazendo da Whirlpool uma das melhores empresas para se trabalhar, e que estão engajados na busca do que chamamos de nossa jornada estratégica, resumida na frase “Liderar inovação sustentável transformando consumidores em fãs”. Essa ideia sintetiza a mensagem que orienta o nosso caminho para os próximos anos. Quando olhamos para o nosso desempenho em 2012, vemos que já estamos trabalhando com este espírito, que nos posiciona como uma companhia altamente competitiva e ao mesmo tempo contemporânea. Entendemos que precisamos da inovação para ter a admiração dos nossos consumidores; e entendemos que inovação e sustentabilidade são ideias que devem andar sempre juntas, porque criam um ciclo virtuoso que envolve, motiva e engaja todos os nossos stakeholders.

Inovação e sustentabilidade também são ideias que remetem a um processo contínuo, que não tem fim, e é feito de evolução e transformação. Portanto, nos coloca em uma posição desafiadora, pois, ao olharmos para o passado, reconhecemos e celebramos o muito que já foi feito; mas, quando olhamos para frente, nos vemos cercados de oportunidades de melhoria.

Estamos, portanto, aprendendo a cada dia e sabemos que a liderança não é uma condição permanente e imutável, mas um exercício de aprendizagem. Por isso, ao mesmo tempo em que celebramos 2012 como o melhor ano da nossa história – no qual, inclusive, fomos reconhecidos por um prêmio por semana, concedidos por instituições externas de alta credibilidade –, devemos olhar para os próximos anos sabendo para onde vamos nos deslocar, até que novos desafios e objetivos nos levem a pontos ainda mais distantes e além daquilo que hoje podemos vislumbrar.

Enrico Zito

Presidente da Whirlpool Latin America