Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Whirlpool Latin America inaugura linha de produção de lava-louças em Manaus

Com a nova linha, Companhia será a única indústria instalada no País a fabricar o produto que utilizará 75% de componentes nacionais, desenvolvidos por 35 empresas parceiras

Manaus, 9 de fevereiro de 2011 – A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, inicia neste mês a produção de lava-louças em sua planta de Manaus (AM). Com a nova operação, a Whirlpool passará a ser a única indústria a fabricar o produto em território brasileiro. O modelo escolhido para ser fabricado na Unidade é a lava-louças Brastemp 8 Serviços.

“A nova linha em Manaus é um importante passo para a Companhia e também para o segmento no Brasil, já que até então todas as lava-louças comercializadas eram importadas”, ressalta Armando Ennes do Valle Júnior, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America. “Esta é mais uma iniciativa inovadora de uma Companhia que chega aos 100 anos de história”. 

Segundo Armando, a produção dará impulso ao mercado brasileiro de lava-louças, que hoje tem cerca de 1,9% de penetração.  “É um segmento com grande capacidade de crescimento, principalmente se comparado aos 46% de entrada do produto nos mercados de países desenvolvidos. A operação brasileira, viabilizada pelos incentivos oferecidos pela Zona Franca, contribuirá para aumentar o acesso do consumidor ao produto”.

Do mesmo modo, a produção também fomentará a economia local, já que na fabricação serão utilizados 75% de componentes nacionais, desenvolvidos por 35 empresas parceiras. “Dentre nossos fornecedores, 22% estão localizados no Pólo Industrial de Manaus. Por isso, a nova linha trará impacto positivo aos mercados nacional e regional, inclusive com a geração de empregos em Manaus”, completa.

Produção sustentável

A linha foi instalada em uma área da Unidade de Manaus que passou por reformas para abrigar a produção de lava-louças. Além das mudanças na infraestrutura, os processos seguem preceitos sustentáveis de fabricação da Whirlpool para o desenvolvimento de produtos com alto nível de eficiência energética e gestão de materiais e resíduos. Na operação, não há utilização de combustíveis fósseis, além da emissão zero de gases efeito estufa. “Empregamos equipamentos automatizados, com componentes modernos que fazem uso racional da energia elétrica”, destaca Evandro Cavalieri, gerente geral da planta.

Segundo Cavalieri, a produção também marca o início de um novo momento para a Unidade  Manaus, já que o processo fabril será o primeiro que envolverá a utilização de água. “Para manter o nosso compromisso com a sustentabilidade, faremos uso eficiente deste recurso. As novas tecnologias incorporadas à linha tornam possível a reutilização da água e a redução significativa de consumo de 75 m³  para 5 m³  por mês”, informa.

Economia que está em sintonia com o conceito do produto. As lavadoras modernas estão mais eficientes e necessitam de pouquíssima água e energia para funcionar. As lava-louças produzidas pela Brastemp, por exemplo, consomem, em média, de 12 a 20 litros de água em cada operação, comparados aos 40 litros utilizados na lavagem manual de pratos (considerando-se a mesma quantidade de louça). Com relação ao consumo de energia, utilizam 1,2kw/h, enquanto a lavagem manual com água quente gasta 2,4kw/h.

“A empresa investe continuamente em processos produtivos mais limpos e em produtos ecoeficientes, minimizando impactos referentes ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos e efluentes”, comenta Armando Ennes Valle Júnior.

Unidade Manaus

A planta de Manaus foi inaugurada em 1992 e iniciou suas atividades com a fabricação de fornos de micro-ondas. Dois anos mais tarde deu início à produção de condicionadores de ar. Em 1998, foi inaugurada uma nova fábrica, com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída.

A fabricação de produtos prima pela redução dos impactos ambientais, com a gestão de materiais e resíduos e redução da emissão de gases efeito estufa. Seguindo este preceito, 100% da água utilizada na fábrica de Manaus vêm de poços artesianos, com uma operação de baixo custo. Além disso, a Unidade tem projetos para aproveitar água da chuva, abundante na região. Com relação aos resíduos, em 2009 foram tratados 18.170 m³ de efluentes biológicos e mais de 2,7 mil m³ de efluentes físico-químicos.

A Unidade Manaus conta com 1800 colaboradores diretos, e é certificada pelo Sistema de Gestão Integrada (SGI) que a credencia com as normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional). 

Lava-louças Brastemp Oito Serviços

Compacta e moderna, a lava-louças Brastemp Oito Serviços é ideal para cozinhas menores, pois pode ser instalada no piso, sobre a pia ou ser embutida em móveis planejados. Possui porta de vidro temperado que permite o acompanhamento da operação e seis programas de lavagem, um para cada tipo de louça, das mais delicadas às mais pesadas.

O modelo conta com cestos flexíveis, removíveis e ajustáveis, que permitem uma melhor acomodação de louças, panelas e utensílios de cozinha mais altos ou em maior quantidade. Preço público sugerido: R$ 1.399,00. Mais informações: www.brastemp.com.br

Sobre a Whirlpool Latin America

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,1 mil  colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.

Sobre o centésimo aniversário da Whirlpool Corporation

Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.