Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Gestão inteligente de recursos hídricos é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Whirlpool

Muito mais que promover a reflexão no Dia Mundial da Água, as ações e projetos que visam diminuir o consumo mostram a preocupação constante da companhia acerca do tema

 

São Paulo, 18 de março de 2011 ? Um dos pilares da estratégia de sustentabilidade traçada pela Whirlpool Latin America ? companhia que investiu mais de cinco milhões e duzentos mil reais em proteção ambiental em 2010 – é o uso sustentável da água ao longo do ciclo de vida dos produtos que desenvolve. Na prática, isso se reflete em ações que visam diminuir o consumo de água diariamente e em toda cadeia produtiva. ?Nosso objetivo é que cada colaborador, além de contribuir para a economia de água na fábrica, leve essas práticas para suas casas e pessoas com quem convivem fora do ambiente de trabalho?, destaca Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade.

 

A Whirlpool tem projetos já implantados e bem sucedidos para reutilização da água, descarte e tratamento de efluentes e pesquisa e desenvolvimento de produtos cada vez mais inteligentes e econômicos em relação ao uso da água. A companhia foi eleita, em 2010, pelo Guia EXAME de Sustentabilidade, como uma das 20 empresas brasileiras modelo em Sustentabilidade.

 

Reutilização e economia da água

 

– Há mais de cinco anos a Whirlpool reutiliza a água consumida nos testes finais da operação da lavanderia em Rio Claro, o equivalente a 10.000 m³, em circuito fechado. Com essa recirculação, em 2010 foi possível uma economia de 64.000 m3 de água, o que representa aproximadamente 30% do consumo total da unidade.

– Com o intuito de reduzir custos e diminuir seu impacto ambiental, a Whirlpool incluiu, em 2007, a nanotecnologia em seus processos de pré-tratamento de pintura. O nanocerâmico foi a alternativa mais ecologicamente correta encontrada pela empresa para substituir o fosfato, utilizado no processo de pré-tratamento de chapas de aço, usadas na fabricação de eletrodomésticos da linha branca. Essa tecnologia permite que o pré-tratamento dos metais seja feito a frio ? o que reduz o consumo de água em 35%. As alternativas que empregam o fosfato necessitam de temperaturas elevadas para realizar o mesmo procedimento.

– Já o emprego do terpeno nos processos de limpeza das chapas de aço que constituem a estrutura dos fogões, em Rio Claro, permitiu uma redução de 76% no consumo da água utilizada nos tanques de desengraxe e de 92% da água empregada nos tanques de enxágue.

– A unidade de Joinville possui sistema de aproveitamento da água da chuva que tem uso sanitário e em diversos processos de lavagem. O aproveitamento desse recurso natural reduz o consumo de águas de rios e poços.

– Em todas as Unidades é utilizado um indicador de consumo de água por produto fabricado, que vem desde 2002 sendo monitorado e reduzido, fazendo com que as plantas sejam cada vez mais eficientes, utilizando menos recursos naturais.

 

Descarte de água e tratamento de efluentes

 

– Em Joinville temos hoje uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), cuja principal frente de tratamento é a dos efluentes industriais: trata todo o efluente gerado no processo fabril, vindo principalmente de processos como o de pintura de chapas.

 

– Com modificações realizadas nos anos de 2008 e 2009, a ETE atende 100% dos requisitos aplicáveis ? federais, estaduais e municipais. A ETE também conta com dois equipamentos para melhorar a qualidade do processo e permitir o reuso de efluentes em 2011. São filtros de carvão ativado e areia para remover sólidos em suspensão e um aparelho de raios ultravioleta para garantir a inativação de bactérias. Com estes dois equipamentos é possível melhorar a qualidade do efluente tratado e reutilizá-lo no processo fabril.

 

– Na unidade São Paulo, em 2010, teve início uma estação de tratamento de efluentes. A água proveniente de processos internos é tratada e reutilizada nos sanitários, o que contribuiu para a redução de 52% do uso de água da unidade em 2010.

 

Lavadoras inteligentes

 

– A função ?Reaproveitar Água?, da Lavadora Consul Floral, também possibilita utilizar a mesma água para lavar diferentes lotes de roupas. Em um ano, a consumidora economizará o equivalente a um caminhão pipa por ano (em uma casa em que a lavadora funcione três vezes por semana, isto representa a economia de até 9.500 litros de água por ano ? o equivalente a um caminhão pipa).

– No caso das lavadoras de roupas, graças ao desenvolvimento tecnológico constante, o uso de água destes equipamentos caiu quase 60% se comparado aos fabricados há oito anos.

– O Nível Fácil da Lavadora Consul Maré traz uma régua medidora dentro da máquina. O consumidor observa o número atingido pela carga de roupa, e só coloca a programação e a quantidade de sabão equivalentes.

 

Nova linha de produção de lava-louças em Manaus – Produção sustentável

 

– Em fevereiro de 2011, foi inaugurada uma linha de produção exclusiva para lava-louças na unidade de Manaus. Com isso, a indústria passou a ser a única a fabricar o produto em território brasileiro.

 

– A linha foi instalada em uma área da unidade que passou por reformas para abrigar a produção de lava-louças. Além das mudanças na infraestrutura, os processos seguem preceitos sustentáveis de fabricação da Whirlpool para o desenvolvimento de produtos com alto nível de eficiência energética e gestão de materiais e resíduos.

 

– A produção marca o início de um novo momento para a unidade, já que o processo fabril será o primeiro da unidade que envolverá a utilização de água. As novas tecnologias incorporadas à linha tornam possível a reutilização da água e a redução significativa de consumo de 75m³ para 5m³ por mês, considerando o volume utilizado nos processos tradicionais de produção lava-louças.

 

– As lavadoras produzidas pela Brastemp estão mais eficientes e necessitam de pouquíssima água e energia para funcionar. Consomem, em média, de 12 a 20 litros de água em cada operação, comparados aos 40 litros utilizados na lavagem manual de pratos (considerando-se a mesma quantidade de louça). Com relação ao consumo de energia, utilizam 1,2kw/h, enquanto a lavagem manual com água quente gasta 2,4kw/h.

 

Purificador de água Brastemp

 

– No caso do Purificador de Água Brastemp, como a Empresa detém controle de todo o ciclo de vida dos produtos, 100% dos retornados são reciclados. A taxa de reciclabilidade do produto varia entre 97 e 99%.

 

– O Purificador de Água Brastemp é um serviço de leasing, que trata a água proveniente das torneiras, evitando a necessidade de compra de galões e garrafas de água.

 

– Água na Jarra – A Brastemp fechou parceria com a ONG ?Água na Jarra?, para um projeto cujo principal objetivo é incentivar, em bares e restaurantes, a substituição do consumo de água em garrafa plástica pela água tratada e purificada servida em recipientes reutilizáveis. A marca de eletrodomésticos entra na ação com o Purificador de Água Brastemp, seu produto ?verde?. A Água na Jarra incentiva o uso de purificadores de água da Brastemp.

 

Sobre a Whirlpool Latin America

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

 

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

 

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,3 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.

 

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

 

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 222 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

 

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.

 

Sobre o 100º aniversário da Whirlpool Corporation

Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.