Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool e SESI completam dois anos de parceria na educação de jovens e adultos

Neste mês, a Unidade Joinville da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completa dois anos de parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria – na aplicação do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Desde o início do programa, cerca de 120 funcionários da empresa, que atuam em Joinville e não concluíram os estudos em idade escolar, tiveram acesso gratuito ao Ensino Médio. Neste ano, quase a metade dos funcionários que não possuem ensino médio completo se inscreveu no programa.

A Whirlpool registrou aumento na procura de funcionários interessados em cursar o EJA em relação ao ano passado. Com isso, além das duas turmas em atividade, a partir deste mês, uma nova turma com 40 alunos será iniciada. Segundo Sérgio Silva, gerente-geral de Manufatura da Unidade Joinville, isso demonstra o compromisso da empresa com a educação. “A Whirlpool aderiu no ano passado ao Movimento Indústria pela Educação, mas há anos incentiva a capacitação de funcionários para que eles construam uma carreira sólida na empresa.”

Educação de jovens e adultos no Brasil

O relatório De Olho nas Metas do movimento Todos pela Educação (TPE), divulgado em março deste ano, aponta que os alunos do ensino médio são os que apresentam maior defasagem no aprendizado. Menos de um terço dos estudantes tem conhecimento da língua portuguesa da forma adequada ao período de estudo e apenas 10,3% sabem matemática proporcionalmente ao ano de ensino. Ainda de acordo com o relatório, o estado de Santa Catarina registrou o maior índice – quase 70% – de estudantes que concluíram o ensino médio em idade considerada adequada, aos 19 anos.