Bem-vindo ao site da Whirlpool Latin America!

Campanha realizada pela Casan, Brastemp e Finish, que fomenta o uso consciente de água nos lares, chega ao fim com uma economia de 42 caminhões-pipa

Ação, que auxilia moradores de Florianópolis no uso consciente de água em âmbito doméstico, tem como objetivo a redução do consumo na conta de água em mais de 20%, por meio de mudanças no hábito de consumo, aliadas a tecnologia economizadora da máquina lava-louças  

 

São Paulo, setembro de 2014 – A Disputa de Casas, campanha contra o desperdício de água, realizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, chega ao fim com resultados acima da expectativa. Em apenas três meses, o projeto – promovido pela Brastemp, Finish e Casan (Companhia Catarinense de água e Saneamento) – trouxe economia de 414 mil litros de água ou o equivalente a 42 caminhões-pipa de 10 mil litros.

A ação – que está na sua segunda edição – é pioneira no Brasil e foi desenvolvida para estimular a utilização da água no lar de maneira consciente, por meio da mudança de hábitos. Juntas, as 50 famílias participantes economizaram água suficiente para suprir o consumo de todos os participantes por dois anos e meio e reduziram em 28% a conta de água em comparação a 2013.

A lava-louças foi o produto escolhido como um dos símbolos de economia na campanha. “A economia de água com o uso da lava-louças é real e comprovado por pesquisas, que indicam o gasto de até seis vezes menos água em relação a uma lavagem manual. Essa é uma das soluções para a estiagem e também para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Sem contar na economia de tempo que o produto traz aos consumidores”, explica Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool.

Dos inscritos na Disputa de Casas, 86% conseguiram diminuir suas médias de consumo e, por isso, foram premiados com lava-louças Brastemp e detergentes Finish por um ano, cedidos pelos respectivos patrocinadores da campanha. As lava-louças foram entregues aos participantes no início da competição e, juntamente ao trabalho de reeducação para novos hábitos de consumo, foram indispensáveis para o alcance do resultado final.

Entre os resultados a serem destacados estão o de um participante que reduziu seu consumo em 69% e de outro que, com a economia de água, poupou R$690,00 reais nos 90 dias.

Em 2013, a Disputa de Casas aconteceu em São Roque, interior de São Paulo. Após um ano de campanha, os participantes ainda mantêm seu consumo 20% abaixo do padrão.

O PROJETO

Os moradores da cidade escolhida – Florianópolis neste ano e São Roque em 2013 – se inscrevem para participar da Disputa de Casas. Os escolhidos, além de receberem a lava-louças em casa, passam por um processo completo de reeducação com workshops e eventos educativos. Para complementar a formação, ganham cartilhas e adesivos com informações motivacionais que mostram como pequenas mudanças em suas rotinas podem economizar água e consequentemente tempo e dinheiro. Além disso, há a visita mensal dos promotores da campanha, que os ajuda na manutenção dos novos hábitos. Para chegar ao resultado final são feitas medições periódicas das casas participantes, além da comparação com o mesmo período do ano anterior.