Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Arquitetos e designers fazem releitura dos jogos tradicionais para criar os espaços inspiradores do BGourmet

Mostra da Brastemp será realizada de 25 de maio a 12 de julho na Casa Cor, em São Paulo, e traz nove ambientes diferentes que inspiram novas possibilidades

São Paulo, maio de 2011 – “Os jogos que inspiram nossa vida” é o tema do 16º BGourmet, mostra realizada pela Brastemp que reúne tendências em arquitetura, design e gastronomia e, nesta edição, ocorre entre 25 de maio e 12 de julho, durante a Casa Cor, no Jockey Club de São Paulo. Designers e arquitetos reconhecidos criaram nove ambientes inovadores, além de fachada e jardim, que são releituras de jogos tradicionais como baralho, xadrez, dominó, passatempo e blocos de montar, utilizando produtos da marca de maneira inusitada.

“O BGourmet é o grande evento de experiência da marca com o consumidor, o momento em que se pode vivenciar os produtos Brastemp de uma forma única, divertida e surpreendente”, destaca Daniela Cianciaruso, gerente geral de Marketing da Whirlpool Latin America, que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil.

E é justamente para divertir e inspirar que nesta edição o BGourmet explora, em todos os ambientes, o tema jogos. “Queríamos atingir todos os tipos de público de uma maneira inusitada, saindo do lugar comum. Os jogos estão diretamente associados à diversão e nos inspiram a ver a realidade de uma forma diferente, nos fazem sair da rotina e descontrair, conceitos completamente alinhados com a marca Brastemp”, ressalta Daniela.

Novas possibilidades

Logo na fachada, os arquitetos Gilberto Cioni e Olegário de Sá criaram um logotipo da Brastemp diferenciado, com portas do minirefrigerador Brastemp Retrô amarelo. Os arquitetos também foram responsáveis pelo ambiente “Universo em blocos”, que expõe protótipos da linha You nas cores preto fosco, grafite metálico, índigo metálico, amarelo-limão e branco com laterais e puxadores na cor coral. Já no jardim, criado por Caterina Poli e Sergio Menon, o charme fica por conta das minilavadora Brastemp Eggo e do aspirador de pó Brastemp Spot, que enfeitam e diferenciam o ambiente.

Os sentidos também foram explorados no BGourmet. A designer de interiores Cristina Barbara, responsável pelo espaço “Os efeitos do dominó”, compôs um ambiente sensorial, aliado a uma atmosfera retrô moderna. A geometria do local, que tem chão coberto por carpete almofadado, traz uma combinação de cores e luzes surpreendente. Além da luz difusa atrás de placas de acrílico, os eletrodomésticos são o destaque do ambiente. Na decoração foram utilizadas lavadoras Eggo, frigobar e fogões da linha Retrô e Purificadores de Água.

O estilo clássico e clean também está representado na mostra. O ambiente “Jogo de Adivinhação” foi desenvolvido pela arquiteta Vanessa Féres e traz alguns móveis criados com produtos Brastemp, como um sofá inteiro de Wine Cooler e mesinhas de canto feitas com coifas. Cores claras contrastam com o preto e prata do sofá e também com uma parede revestida com as portas do minirrefrigerador PLA.

Real e virtual

No espaço “Fusão entre o real e o virtual”, elaborado pela arquiteta Graciela Piiñero e o time de design da Brastemp, está exposto mais um projeto inovador da marca, a cozinha conceito “Liberty”. Com financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a área de Advanced Design da Whirlpool Latin America criou o conceito a partir dos princípios de design universal, com foco em acessibilidade, ou seja, pode ser utilizado por um número maior de pessoas, independentemente de habilidade ou necessidades especiais. A “Liberty” foi trabalhada para um ambiente compacto, seguindo a tendência de utilizar de forma inteligente os espaços disponíveis em apartamentos e casas cada vez menores. Os eletrodomésticos que compõem o projeto são protótipos desenvolvidos a partir de conceitos inovadores, agrupados por módulos, de acordo com suas funções e atividades, visando diminuir o trajeto dos usuários dentro da cozinha. Além disso, a bancada central possui regulagem de altura que atende, inclusive, às necessidades de um cadeirante.

Espaços otimizados

O arquiteto Gustavo Calazans apresenta no BGourmet a sua proposta de moradia para o futuro: espaços compactos que se encaixam. O ambiente criado por ele, “Encaixando as peças”, é inspirado no quebra-cabeças e traz o protótipo de uma casa modular, com sala, cozinha, escritório, banheiro e quarto, que ocupam 30m². Estes ambientes são como peças que se encaixam de maneira ideal e engenhosa e, além disso, são flexíveis, com mais de uma função, como sala de estar com home office, por exemplo. Compõem o ambiente os produtos da linha Brastemp Gourmand, geladeira Retrô vermelha, além de Cooktops de uma boca que decoram uma parede inteira.

Descontração

Já o karaokê foi a fonte de inspiração da arquiteta Maithiá Guedes para a concepção do espaço “Artistas de fim de semana”. A atmosfera do ambiente convida à festa e descontração e remete a boates e bistrôs. Alguns produtos foram adaptados para servirem de mobiliário: as luminárias, por exemplo, foram feitas com o aspirador de pó e a minilavadora Eggo. Já os frigobares Retrô foram utilizados de lado e deitados para servirem de bancos. No ponto central do projeto há um fogão Retrô preto, colocado dentro de um cubo de vidro, com um microfone e um globo espelhado.

O carteado foi tema do espaço “As possibilidades do baralho”, dos arquitetos Saulo Szabo e Fernando Oliveira. O ambiente remete a um clube de carteado, com mesas redondas, e utiliza as cores vermelho, verde e preto. Destaque deste espaço é a parede que traz uma arte feita com caneta dourada, toda trabalhada, com criação de Lízia Paola Gorrezio. Os eletrodomésticos utilizados no ambiente foram geladeiras pretas Inverse Allblack, micro-ondas e fogão Allblack, minirrefrigeradores Retrô e Purificador de Água.

Já Cristina Bozian inspirou-se nos jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, para criar o espaço “Tabuleiro de possibilidades”. O ambiente traz uma cozinha funcional, com produtos da linha Gourmand e refrigeradores Retrô vermelhos. O charme quadriculado dos tabuleiros fica por conta de bancos com assento quadrado, luzes com reflexo nesta forma e uma grande bancada de centro.

Completando os nove ambientes da 16ª edição do BGourmet, a designer de interiores Luciana Pastore e a arquiteta Maria Paula Giuliano são as responsáveis pelo espaço “Passatempo é diversão”. Com 85 m², o ambiente é formado por uma ilha de cozinha e um living e traz três paredes inteiras produzidas com cobogós (tijolos vazados), grande diferencial do espaço e que remete ao tema passatempo.

Outra composição interessante foi feita com o aspirador de pó Brastemp Ative. O designer Diego Andrez empregou leds para reproduzir uma complexa linha do tempo.  Além disso, uma mesa foi instalada no meio de um grande sofá em veludo, formando o desenho de um jogo de palavras cruzadas. Um robô feito com o aspirador de pó Ative também é destaque no ambiente.

 “A Brastemp está sempre empenhada em inovar e oferecer as melhores soluções para seus consumidores e, para isso, procura estar efetivamente próxima do seu público. E o BGourmet possibilita esta aproximação e, mais que isso, leva à inspiração. Queremos incentivar novas possibilidades por meio de ambientes inspiradores”, finaliza Daniela Cianciaruso.