Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool desenvolve projeto que reduz em 48.000 litros ao mês o consumo de água na produção de refrigeradores

Ação melhora processos de fabricação, reforça a qualidade dos produtos e traz ganhos ao meio ambiente A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, iniciou no final do ano passado, em Joinville, um projeto que altera o processo de verificação de testes realizados na área de Fabricação de Peças e Evaporadores ? FPE. O novo método permite identificar vazamentos de gás do sistema de refrigeração, evitando que peças danificadas cheguem à linha de montagem. Além de mais qualidade na produção, foi possível verificar grande eficiência no consumo de água e na geração de resíduos. O projeto foi pensado para gerar melhorias ambientais como a redução do consumo de água e a captação do gás do compressor. A identificação de defeitos nas peças antes da montagem evitou a necessidade de reoperação no processo e possibilitou economizar água. Antes era necessário trocar semanalmente a água do tanque, que tem capacidade para 16.000 litros. Agora, o processo é mensal, o que equivale a uma economia de cerca de 48.000 litros todos os meses. Começamos a trabalhar no projeto buscando uma maior eficiência no consumo de água, pois o processo de fabricação de refrigeradores apresenta um alto consumo de recursos hídricos. Ao implantar uma nova técnica clarificante, descobrimos como detectar vazamentos de gás, economizar água e ganhar em qualidade dos produtos?, afirma Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America. O projeto faz parte da metodologia Seis Sigma, utilizada na empresa para promover ações de melhoria contínua a partir do cálculo da variabilidade de dados relacionados a processos voltados ao meio ambiente, saúde, segurança, qualidade, produtividade e redução de custo, de forma que gerem não só ganhos financeiros, mas também resultados estratégicos para a excelência operacional. Nossas iniciativas precisam, cada vez mais, ultrapassar os limites da empresa. Isso nos torna referência no mercado em que atuamos e nos estimula a buscar métodos inovadores para beneficiar não só os consumidores, mas também o meio ambiente? finaliza Vanderlei. O projeto destacou-se em um cenário com outros 99 trabalhos desenvolvidos por colaboradores e apresentados durante o 24º Grupo de Melhorias da Whirlpool, que aconteceu no ano passado.