Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Programa Brastemp Viva! recolheu mais de 136 toneladas de embalagens em 2011

O Programa Brastemp Viva!, iniciativa da Whirlpool Latin America que recolhe embalagens de produtos da Companhia vendidos pelo sistema porta a porta, no estado de São Paulo, alcançou resultados surpreendentes em 2011. Mais de 136 toneladas de resíduos descartados, como isopor, papelão e plástico, foram encaminhadas para empresas ou entidades de reciclagem para destinação final correta, o que corresponde a 70,73% do que foi entregue. O volume de embalagens recolhidas foi 81% maior do que o registrado em 2010.

 

Em uma parceria com a Unidade de São Paulo da Whirlpool Latin America, grande parte das embalagens coletadas por meio do Programa é encaminhada para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Diadema (Cooperlimpa). Essa união foi viabilizada pelo Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que possam gerenciar o próprio negócio e, consequentemente, gerar renda. Além disso, desde 2010 a Cooperlimpa também recolhe os resíduos sólidos gerados pela unidade. Com isso, a cooperativa aumentou significativamente seu faturamento, que entre maio de 2010 e dezembro de 2011 foi de R$50 mil, apenas com o material da Whirlpool.

 

Em 2012, o objetivo do Programa Brastemp Viva! é elevar a porcentagem de resíduos retornados para 80%. Para alcançar esse número, um dos pontos essenciais é a conscientização dos motoristas, pois são eles que convencem o consumidor a devolver a embalagem. Como meio de incentivá-los, a Companhia promove constantemente campanhas de motivação, com prêmios para aqueles que se destacarem. A meta de cada um é voltar com todas as embalagens, porém, a maior dificuldade que enfrentam é o fato de que nem sempre o consumidor que adquiriu o produto é quem o recebe. Muitas vezes, é um funcionário do prédio, por exemplo, sem autorização para desembalar.

 

Desde o início do Programa, em 2003, foram colhidas 379 toneladas de embalagens. “Estamos praticando a responsabilidade compartilhada, envolvendo todos os atores da cadeia no cumprimento antecipado da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o que inclui os consumidores”, explica Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America.