Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Brastemp dá dicas para manutenção e cuidados com lava-louças

Para fazer a diferença em uma reunião em casa, com os amigos ou familiares, nada melhor do que servir uma comidinha especial. Mas, e o trabalho que dá depois para lavar as coisas? Para não ter que deixar os convidados na sala enquanto você organiza a bagunça, a Brastemp conta com uma linha de lava-louças que fica responsável por todo o trabalho.

 

Lava-louças é sinônimo de praticidade, já que o consumidor tem mais tempo para fazer o que quiser, ao invés de ficar horas lavando louça. Além disso, em testes feitos pela Brastemp e avaliados pela Sabesp, comprovou-se que a lava-louças Brastemp usa 80% menos água – de 15 a 21 litros, dependendo do modelo – do que a lavagem a mão, em que são usados 117 litros, considerando o mesmo volume de louças.

 

Para que a lava-louças funcione com toda a sua capacidade e de forma mais eficiente, vale a pena observar algumas dicas da Brastemp:

 

Lava-louças e resíduos de alimentos

Alimentos dentro das máquinas de lavar louças podem causar entupimento das tubulações do produto. Para isso, a limpeza deve ser feita após cada lavagem, para manter sua eficiência. Antes de colocar qualquer louça ou utensílio no produto, recomendamos remover os maiores resíduos de alimentos, como é feito de costume antes de uma lavagem comum.

 

 

Panelas

 

Indicamos as panelas esmaltadas, as de aço inoxidável e as de vidro temperado para lavar na lava-louças. A lavagem de panelas com Teflon não é recomendada, pois o revestimento pode se soltar.

 

Deve-se evitar lavar utensílios de alumínio, pois podem apresentar manchas após a lavagem, devido à composição química do sabão especial para lava-louças.

 

Panelas de inox e de vidro devem ser acomodadas no cesto inferior com a boca para baixo levemente inclinadas. Para obter melhor resultado de lavagem, não é recomendado acomodar louças no cesto superior, ou uma panela sobre a outra, com a boca para baixo.

 

Instalação

 

Não se deve instalar ou guardar a lava-louças em local sujeito a chuvas ou ao mau tempo. A instalação deve ser feita em local onde não haja exposição aos raios solares ou chuva, em uma superfície plana e nivelada, para que fique com todos os pés apoiados, evitando trepidações, ruídos ou vazamentos. O produto não deve ser colocado sobre carpetes. Além disso, não recomendamos a instalação da lava-louças sobre suportes de parede, que podem não atender às condições adequadas e danificar o produto.

Se o consumidor seguir os requisitos que estão nos manuais, é possível garantir uma instalação adequada e segura.

Conservação das louças:

Para conservar melhor a lava-louças é preciso aprender a tirar o melhor proveito dela:

· para cristais ou utensílios de plástico, é preciso verificar a recomendação do fabricante dos produtos;

· deve-se evitar abrir a porta enquanto a lava-louças estiver ligada. A temperatura é muito alta e pode provocar queimaduras por meio de respingos da água quente. Também pode haver choque térmico, quebrando vidros, principalmente cristais. Se necessário, é possível interromper a lavagem pressionando a tecla específica de desligar e aguardar, no mínimo, 50 minutos caso esteja lavando cristais;

·  aconselhamos utilizar somente sabão específico para lava-louças, em pó ou tabletes.  Para garantir melhor resultado de secagem, o consumidor pode utilizar líquido secante abrilhantador, que é dispensado automaticamente nas louças no momento correto da lavagem, auxiliando na secagem e evitando manchas de água em sua superfície.

Acomodação das louças

· antes de iniciar o carregamento, verifique se os cestos estão perfeitamente encaixados nos trilhos. Para facilitar, as louças devem ser acomodadas do fundo para frente, com algum espaço entre elas, evitando danos pelo atrito e permitindo a livre passagem de água;

· garfos e facas devem ser acomodados com os cabos para cima e colheres, para baixo. Panelas de inox e de vidro, tampas e tigelas, refratários e potes plásticos devem estar no cesto inferior com a boca para baixo levemente inclinadas.