Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool desenvolve práticas de gestão em parceiros logísticos e registra melhoria no nível de serviço prestado

Dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool Latin America conta com uma estrutura logística que abrange todo o Brasil. Com três unidades fabris, em Joinville (SC), Rio Claro (SP) e Manaus (AM), e dois centros de distribuição, nos estados de São Paulo e Pernambuco, a empresa mantém contratos com mais de 40 transportadoras de médio e pequeno porte localizadas em todas as regiões do país. A fim de avaliar o desempenho dos parceiros logísticos e contribuir com melhorias na gestão de processos, práticas e pessoas a Whirlpool aplica o PEX Transportes – Programa de Excelência em Transportes.

Há quatro anos em operação, o Programa orienta e capacita os fornecedores para implantação de um sistema de gestão, por meio de uma metodologia desenvolvida pela área de Logística da Whirlpool. “Ao longo dos anos observamos que os nossos parceiros cresceram em gestão. Isso reflete diretamente no nível de serviço prestado. Temos registrado um aprimoramento constante e expressivo nos índices de confiabilidade das informações e de entrega de cargas, que no último ano aumentou em até 7%”, afirma Fernando Barrichelo, gerente-geral de Logística da Whirlpool Latin America.

Os transportadores recebem consultoria em questões como estrutura, documentações, obrigações trabalhistas, motivação de equipe, equipamentos de segurança, direção defensiva, licenças ambientais, gestão da frota, entre outras, em paralelo com o constante monitoramento de indicadores de desempenho de todos os aspectos operacionais e acompanhamento de planos de ação. O objetivo, além de impulsionar a eficiência do negócio, é estender e reforçar os valores do código de conduta e a visão de sustentabilidade da Whirlpool para os parceiros.  Um bom exemplo é o incentivo da adesão dos transportadores ao programa “Na Mão Certa”, da Childhood Brasil, que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor que atuam direta ou indiretamente nas rodovias do país em torno do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2012, 61% dos transportadores da base já eram signatários do programa.

Premiação

No mês de Março a Whirlpool reúne, em São Paulo, as transportadoras parceiras para premiar os fornecedores que atingiram os melhores índices de desempenho no programa PEX Transportes.

São considerados dois tipos de operações: Outbound: Distribuição e logística reversa de produto acabado e peças (Carga Completa e Fracionado); e Inbound: Transporte de matéria-prima e componentes entre fornecedores e fábricas da Whirlpool.

Os fornecedores ainda têm a oportunidade de aprender com as experiências de alguns parceiros durante o evento, onde são apresentados os principais cases desenvolvidos ao longo do ano de 2012, reconhecendo a empresa com a proposta mais inovadora e resultados mais expressivos , recebendo um troféu de Melhor Prática.

“É ótimo poder compartilhar conhecimentos entre o setor. Avaliar constantemente as práticas e as melhorias ajuda a manter a qualidade no trabalho que desempenhamos”, afirma Fátima Carrijo, Encarregada da Gestão da Rodobrás, parceiro logístico da Whirlpool que participa do PEX Transportes desde 2009.

Na ocasião também será lançado o PEX Transportes 2013, a partir da data será iniciado um novo ciclo do processo de auditoria de indicadores operacionais, melhores práticas e resultados em gestão de pessoas.

Sobre a Whirlpool Latin America

 

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e comprometida com a sustentabilidade.

 

Admirada por suas marcas, a Whirlpool Latin America leva a qualidade, a preocupação com o meio ambiente e a paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 14 mil colaboradores e fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

 

Para saber mais sobre a Whirlpool Latin America, acesse www.whirlpool.com.br ou acompanhe:

 

Twitter | @Whirlpool_LA

Flickr  Whirlpool Latin America | www.flickr.com/photos/whirlpool_la

Press Releases Whirlpool Latin America | www.whirlpool.com.br/Imprensa

LinkedIn | www.linkedin.com/company/1300516?trk=tyah