Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

WHIRLPOOL E EMBRACO RECEBEM VISITA DO MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Joinville (SC), 12 de agosto de 2013 – A Whirlpool Latin America – dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – e a Embraco, líder mundial na fabricação de compressores herméticos para refrigeração, investem entre 3%  e  4% de seu faturamento anual  em inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias capazes de oferecer produtos de alta eficiência energética e que trazem benefícios claros para o consumidor.

Dada à relevância das empresas dentro do cenário nacional, o Ministroda  Ciência,  Tecnologia  e  Inovação,  Marco Antonio Raupp, e uma comitiva formada  pelos  principais nomes dos governos Federal e Estadual ligados ao tema  da  inovação, conhecem hoje as sedes das companhias. É a primeira vez que o ministro visita às empresas, incluindo a maior fábrica de refrigeradores do mundo, a unidade da Whirlpool Latin America, em Joinville.

A Embraco possui globalmente 40 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, sendo 15 deles localizados no Brasil; além de contar com 500 profissionais dedicados ao estudo de soluções para a indústria de refrigeração. Como resultado desse investimento, aproximadamente 70% do faturamento da empresa é gerado por produtos lançados nos últimos quatro anos, desenvolvidos em parceria entre a indústria e universidades e institutos de pesquisa de vários países como Brasil, China e Estados Unidos. A Embraco detém mais de 1.277 patentes registradas no mundo.

“Para nós é uma honra mostrar ao Ministro e demais autoridades, todo o trabalho que desenvolvemos ao longo desses anos em inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos”, comenta Roberto H. Campos, presidente Embraco. “Temos uma sólida parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que nos permitiu uma colaboração única e parcerias de grande sucesso entre a empresa e a universidade, gerando inovações que já chegaram ao mercado ou ainda serão utilizadas nos próximos anos. Inovação é questão de sobrevivência para a Embraco”.

A Whirlpool Latin America, que investiu cerca de R$ 480 milhões na America Latina no ano passado e teve 23% da sua receita vinda de produtos inovadores.  A companhia conta  com  quatro  Centros  de Tecnologia  e 23 laboratórios  de pesquisas e desenvolvimento no País – que são referenciais mundiais.  Este ano, a Whirlpool lançará cerca de 160 novos produtos, 15% a mais que em 2012.

“Inovação e tecnologia são ferramentas determinantes e vitais para o crescimento de uma empresa e, principalmente, para o desenvolvimento do país. Temos orgulho de estar entre as empresas que mais investem em inovação”,  reforça    Armando   Valle,   vice-presidente   de   Relações Institucionais da Whirlpool Latin America.

Pilares de Inovação

A Embraco viabiliza uma ampla gama de pesquisas utilizando linhas de fomento à pesquisa disponibilizadas pela FINEP – Agência Brasileira de Inovação – e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além da parceira com a FAPESC. Essas pesquisas são dividas em 9 pilares de inovação que fazem parte da estratégia de negócio da empresa: Acústica, Compressores, Eletrônicos, Manufatura, Materiais, Metrologia, Motores, Estrutura e Sistemas.

Outro exemplo de investimento da empresa é a parceria de 31 anos com o Departamento de Engenharia Mecânica, com o LabMat, Laboratório de Materiais, e com o Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – construído entre 2003 e 2006, especialmente para atender as necessidades de pesquisa na área de ciência dos materiais e refrigeração. Desta parceria, foram produzidas 17 tecnologias patenteadas em conjunto, gerando mais de 80 patentes ao redor do mundo e mais de 60 publicações acadêmicas.

Para a Whirlpool, para  ser  inovador,  um  produto deve atender a critérios como: ser uma solução única e sustentável, entregar um benefício

claro para o consumidor e gerar valor para o acionista.

      “Além da inovação em produtos, a Whirlpool vê no pensamento inovador em processos, para todas as áreas, um diferencial competitivo que nos ajudará a continuarmos líderes de mercado”, afirma Valle.

Premiações

Em 2010, as iniciativas da Embraco na área de inovação levaram a empresa a ser reconhecida com o Prêmio FINEP de Inovação nas categorias Grande Empresa e Gestão da Inovação.

Além disso, neste ano de 2013, a Embraco foi reconhecida pela Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), pelos estudos liderados sobre VES. Compressores de tamanho reduzido com tecnologia de capacidade variável, que oferece ganhos de eficiência energética e redução dos níveis de ruído e vibração. Já o estudo, Gestão da Inovação – preparando a empresa para os desafios tecnológicos da próxima década, também foi apontado pela ANPEI como um caso de sucesso no que se refere aos processos de estruturação e planejamento tecnológico, baseado em tendências de mercado e no desenvolvimento de parcerias com instituições de ensino.

Por meio de iniciativas como estas, a Embraco garante a competitividade tecnológica, envolve as partes interessadas no processo nas definições de novas estratégias de tecnologia de médio e longo prazo e converte soluções técnicas em produtos.

  A Whirlpool Latin America está, desde a sua primeira edição, entre as três melhores empresas no prêmio Best Innovator,  realizado pelo A.T. Kearney e pela Época NEGÓCIOS.  Em 2012, a empresa e as marcas  Brastemp,  Consul  e KitchenAid receberam,  em  media,  um  prêmio  por  semana. Reconhecimentos feitos por consumidores, imprensa e renomados institutos, que valorizaram a inovação, o pioneirismo e a qualidade dos produtos e iniciativas da Companhia.

Sobre a Whirlpool

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul , KitchenAid,  é  líder  do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e comprometida com a sustentabilidade.

      Admirada por suas marcas, a Whirlpool Latin America leva a qualidade, a preocupação com o meio ambiente e a paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil colaboradores e fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

Sobre a Embraco

A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 37 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil (a sede fica em Joinville, Santa Catarina), na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e em março deste ano, a empresa inaugurou seu escritório em Moscou, Rússia. Para saber mais sobre a Embraco acesse: www.embraco.com. Siga-nos pela fan page www.facebook.com/embracobr e também pelo Twitter @embraco.