Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Famílias de Florianópolis economizaram 160 mil litros de água em um mês de Disputa de Casas

Campanha auxilia moradores no uso consciente dos recursos hídricos em Florianópolis. O objetivo é reduzir o consumo de água em mais de 20% por meio de mudanças de hábito, como o uso da lava-louças

Julho de 2014 – Desde maio deste ano, a campanha Disputa de Casas está sendo realizada na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. A ação é uma parceria das marcas Brastemp, da Whirlpool Latin America, e Finish, da Reckitt Benckiser (RB) para reduzir o consumo de água por meio de mudanças de hábitos comprovadamente eficazes, como o uso da lava-louças. A edição de Florianópolis conta com apoio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e do Governo de Santa Catarina e nesta edição foram instaladas 50 lava-louças nas casas das famílias selecionadas. Até o momento, foram economizados cerca de 160 mil litros de água.

 

Os participantes da Disputa de Casas Florianópolis já foram orientados sobre uso racional da água e recebem visitas dos promotores da campanha para acompanhar o progresso. As 50 famílias que registrarem a maior redução do volume de água consumida, em comparação ao mesmo período de 2013, serão premiadas com lava-louças Brastemp e receberão produtos Finish por um ano. O resultado será divulgado em agosto.

 

Se as famílias mantiverem essa média alcançada até o momento ao longo do ano irão economizar quase 50 mil litros em 12 meses, ou seja, cinco caminhões-pipa de 10 mil litros. Essa quantidade de água economizada seria suficiente para abastecer cada uma dessas famílias por 10 anos.

 

A lava-louças foi o produto escolhido como um dos símbolos de economia na campanha. “A economia de água com o uso da lava-louças é real e comprovado por pesquisas, que indicam o gasto de até seis vezes menos água em relação a uma lavagem manual. Essa é uma das soluções para a estiagem de água tão comentada no país e também para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Sem contar na economia de tempo que o produto traz aos consumidores”, explica Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool.

 

Os voluntários que participam da disputa são orientados a só abrirem as torneiras quando necessário e a mudar a rotina doméstica no banheiro, na cozinha, na lavanderia e em outros ambientes. “Esta ação mostra, acima de tudo, que simples mudanças no dia a dia, podem trazer grandes benefícios para a sociedade e para o planeta, tanto no âmbito ambiental, quanto no econômico”, afirma Monica Nascimento, Gerente de Categoria da RB no Brasil.

 

Individualmente, há famílias que conseguiram 20% de economia na conta de água em relação ao consumo no mesmo período de 2013. Em valores, há registro de economia de 24 mil litros ou cerca de R$ 300.

 

Disputa de Casas

A capital de Santa Catarina foi escolhida para sediar a segunda edição da disputa que descobrirá as famílias que mais economizam água. “Toda medida que tenha como objetivo fomentar o consumo racional da água potável ou de criar sensibilidade no consumidor sobre a utilização desta água em seu dia a dia é interessante, pois bem sabemos que a água é um bem escasso. Projetos como a Disputa, à medida que vão sendo disseminados, contribuem para que as pessoas adotem novos hábitos e, consequentemente, reduzam o consumo”, afirma Valério Campos, Gerente Comercial da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

 

No ano passado, a campanha foi realizada em São Roque, no interior de São Paulo, onde 780 mil litros – o equivalente a 80 caminhões pipa – foram economizados no período de dois meses em 90 casas com média de 3 a 5 moradores.

 

Sobre Finish

Finish, uma das poweRBrands da Reckitt Benckiser, está presente no Brasil desde 2008 e é a marca líder mundial em detergentes para lava-louças, além de ser a marca mais recomendada pelos principais fabricantes de lava-louças do mundo. A marca segue um princípio de inovação constante para sempre oferecer soluções superiores na lavagem, garantindo resultados brilhantes.

 

Sobre a Reckitt Benckiser (RB)

A Reckitt Benckiser (RB) é uma empresa global líder de bens de consumo de saúde, higiene e casa. Com o propósito de oferecer soluções inovadoras para uma vida mais saudável e lares mais felizes, a RB está no top 25 das empresas listadas na London Stock Exchange. Desde 2000, a receita líquida triplicou e o valor do mercado aumentou em cinco vezes. Atualmente, é a n º 1 ou n º 2, no mundo, na maioria de suas categorias em rápido crescimento, impulsionado por uma taxa excepcional de inovação. O portfólio de saúde, higiene e casa é liderado por 19 Powerbrands globais, incluindo Nurofen, Strepsils, Gaviscon, Mucinex, Durex, Scholl, Lysol, Dettol, Clearasil, Veet, Harpic, Bang, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Calgon, Airwick, e French’s, e são responsáveis por 70% da receita líquida. No Brasil, no topo das Powerbrands globais, a RB orgulhosamente fabrica dois heróis locais, Veja e SBP.

 

As pessoas da RB e sua cultura estão no coração do sucesso da empresa. Eles têm uma orientação intensa para a realização e um desejo de superação onde eles se concentram, inclusive em sustentabilidade, onde a empresa reduziu a sua emissão de carbono em 20% em 5 anos e almeja agora, entregar uma redução de 1/3 no consumo de água, 1 /3 em redução adicional de carbono e tem 1/3 de sua receita líquida proveniente de produtos mais sustentáveis até 2020. A RB tem sido reconhecida como líder em sustentabilidade no CDP Global 500 Carbon Performance Leadership Index  e recebeu o 2013 Sector Mover Sustainability Award no 10º Anuário de Sustentabilidade. A RB é também o maior parceiro FMCG do Save the Children global.

 

A empresa tem operações em mais de 60 países, com sede no Reino Unido, Singapura, Dubai e Amsterdam, e vendas em quase 200 países. A RB emprega cerca de 36.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações, visite www.rb.com.

 

Sobre a Brastemp

Não é por acaso que a Brastemp é uma das marcas mais lembradas e queridas do Brasil. Há mais de seis décadas na vida dos brasileiros, a Brastemp cria produtos pioneiros pensados para surpreender e dar mais liberdade às pessoas como, por exemplo, a primeira lavadora automática, a introdução da tecnologia frost free no país, a linha You – a primeira linha de eletrodomésticos customizáveis – e a linha Retrô, inspirada na história de sucesso da marca. Os últimos lançamentos foram os refrigeradores Inverse Maxi e Side Inverse, trazendo a conectividade para o universo da cozinha e mostrando que a Brastemp continua pautando o mercado com inovações relevantes inspiradas nas necessidades e desejos dos consumidores.

 

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

 

Sobre a Sagarana Comunicação

A Sagarana Comunicação, dos sócios Luís Guilherme Stella, Suzana Vilhena e Lucas Pacífico, é uma agência especializada em projetos de comunicação de interesse público: um conceito ainda novo no mercado brasileiro, que tem como proposta gerar conscientização das pessoas por meio de uma comunicação informativa. Para isso, a agência traduz e transmite dados e estatísticas necessários para despertar novos hábitos de consumo na sociedade.

Fundada em 2008, a Sagarana Comunicação projeta para 2014 um faturamento de R$ 3 milhões, o que corresponde a 20% mais que no ano anterior. O portfólio de clientes da agência inclui a Sabesp, a Schincariol, a Vivo, a Timberland, a Brastemp, a marca de detergente Finish e a Organização Internacional do Trabalho (O.I.T).