Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Preparando-se para o calor: conheça os mitos e verdades do ar condicionado e do climatizador de ar

Pensando em driblar as altas temperaturas dos períodos quentes do ano, a busca por ar condicionado e climatizador de ar aumentam. Para ajudar o consumidor, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, esclarece mitos e verdades sobre ambos os produtos:

 

–  ar condicionado e climatizador de ar não pioram a qualidade do ar, porque os produtos apresentam filtros antimofo e antibactéria.

 

–  tanto o ar condicionado quanto o climatizador de ar não prejudicam pessoas que apresentam algum problema respiratório. Pelo contrário, ambos os produtos possuem filtros que garantem a retenção de poeiras de até 99,9% das impurezas contidas no ar em que respiramos, eliminando micropartículas como ácaros, vírus e bactérias. Os climatizadores ainda possuem a característica de umidificar o ambiente, reduzindo os transtornos causados pelo tempo seco e poluição do ar, melhorando a vida de quem tem doenças respiratórias crônicas.

 

–  os produtos podem ser instalados em qualquer ambiente da casa, desde que as condições básicas de instalação sejam atendidas. Por este motivo, verifique antes se o produto é adequado ao tamanho e condições do espaço escolhido. Também é importante calcular a quantidade de BTU/h, unidade usada para definir o quanto um equipamento é capaz de resfriar ou aquecer determinado ambiente. Quanto maior a BTU/h ou Unidade Térmica Britânica, maior a potência de seu aparelho.

 

– os filtros dos produtos devem ser limpos periodicamente, de acordo com o uso de cada família e seguindo o manual do produto. Caso o ambiente seja empoeirado ou próximo a grandes centros urbanos, é recomendada a limpeza do filtro a cada duas semanas.

 

–  mudar a função de resfriar para aquecer, ou vice-versa imediatamente, prejudica o produto. Para equilibrar as pressões, desligue o ar-condicionado e aguarde pelo menos três minutos antes de ligá-lo novamente.

 

–  instalar um ar condicionado por conta própria pode não ser tão trabalhoso quanto se parece. Os modelos Split e de janela são fáceis de instalar e não requerem grandes modificações estruturais nos ambientes. A rede autorizada realiza o trabalho rapidamente, de acordo com as normas nacionais de refrigeração e ligação elétrica. Além disso, há a opção portátil, que pode ser levada para qualquer canto da casa, basta ter uma janela e ainda pode ser instalado pelo próprio consumidor.

 

–  o painel dos produtos pode ser limpo com aspirador de pó. Para não correr o risco de riscar o painel, use um pano seco e macio ou o aspirador de pó. Nunca utilize produtos químicos ou água.

 

–  a luz que entra por meio de janelas e portas influencia no aumento de consumo do produto. Quanto mais calor entrar, mais o produto precisará trabalhar para deixar o ambiente frio.

 

–  abrir janelas e portas enquanto o produto estiver em uso pode comprometer seu funcionamento. Então, evite ao máximo abrir portas e janelas enquanto o aparelho estiver em uso, isso garante um melhor desempenho do produto.