Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Tradicional Barraca do Bixiga lança livro sobre seus 30 anos de história

A obra traz fotos e relatos da iniciativa solidária de empresários e executivos em prol da Apae, que conta com o apoio cultural da Whirlpool Latin America e da Technicolor

Criada há 30 anos por voluntários com espírito solidário, a tradicional Barraca do Bixiga agora tem sua história registrada em um livro. Na próxima quinta-feira (26 de março), acontece o coquetel de lançamento da obra Barraqueiros – Os 30 anos da Barraca do Bixiga, a partir das 18h, no Super Mercato, em Manaus. O evento contará com uma sessão de autógrafos dos fundadores e da Dona Terê, que tem 82 anos e trabalhou nas compras da Barraca, em São Paulo, ao longo desses anos.

O livro, que tem o apoio da Whirlpool Latin America por meio da Lei Rouanet, e da Technicolor, traz fotos e relatos dessa iniciativa, que reúne anualmente 92 voluntários entre amazonenses e aqueles que vieram de diversas outras regiões do país e que adoraram Manaus como cidade  do coração – incluindo médicos, executivos e advogados que atuam como caixa, garçons e pizzaiolos – em um evento para arrecadar fundos em prol dos jovens e crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

A Barraca do Bixiga surgiu em 1984 dentro da Feira da Bondade da Apae, que trazia barracas representando diversos Estados. “A nossa história nasceu a partir de uma iniciativa do então gerente de Recursos Humanos da Sharp do Brasil, Jurandyr Gaiotto, que queria integrar a turma de paulistas que havia chegado a Manaus. Foi aí que surgiu a ideia de recriar um pedacinho de São Paulo na cidade, inspirado no famoso bairro paulista do Bixiga, conhecido por sua gastronomia e cultura italiana”, ressalta um dos fundadores da barraca, Armando Valle, Vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade, Manufaturas, BU Manaus e Comunicação Institucional da Whirlpool Latin America.

O sucesso foi tanto que a Barraca do Bixiga deixou de integrar a Feira da Bondade e passou a ser um evento independente, mas com o mesmo caráter de solidariedade e com o intuito de reunir amigos e familiares para trabalhar de forma voluntária visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Só no ano passado, a Barraca do Bixiga recebeu cerca de 3 mil pessoas e arrecadou R$ 300 mil para a Apae. O clima de felicidade entre os participantes é tanto e o trabalho é tão nobre e gratificante, que nada mais justo do que ter essa história registrada em um livro”, conclui Valle.

O livro estará à venda durante o evento e, posteriormente, na Livraria Valer, em Manaus.

Serviço

Lançamento Livro Barraqueiros – Os 30 anos da Barraca do Bixiga

Quando: 26 de março, quinta-feira

Hora: a partir das 18h

Local: Super Mercato (Avenida Djalma Batista, 2010 – Manaus)

Preço: R$ 100 (coquetel + livro) e R$ 30 (na Livraria Valer)

 

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.