Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Dicas práticas para escolher o melhor aparelho de ar-condicionado para o verão

Entender as características do ambiente e realizar a manutenção correta do ar são as chaves para um verão mais fresco

Com a chegada dos dias mais quentes, o uso do aparelho de ar-condicionado se torna indispensável. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual modelo é o mais adequado e como realizar a correta manutenção. Para ajudar os consumidores a solucionar essas questões, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, separou algumas dicas essenciais sobre o eletrodoméstico mais cobiçado no verão.

Na hora da compra, é importante calcular a quantidade de BTU/h necessária para se obter uma boa refrigeração. Diversos fatores, entre eles, o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas e eletrodomésticos presentes, influenciam o cálculo. Para facilitar, a Consul disponibiliza em seu site um simulador (www.consul.com.br/simulador) que indica qual a potência necessária para escolher o modelo mais adequado, e assim obter os melhores resultados de conforto térmico.

Além da potência, o  consumidor pode escolher entre as versões split ou portátil. O primeiro atende melhor às expectativas dos clientes que buscam funções diferenciadas ou possuem cômodos grandes e com muita circulação de pessoas, pois apresenta versões com maior capacidade de resfriamento e, pelo fato de o compressor permanecer do lado de fora do ambiente,  tendem a ser menos ruidosos. Já os modelo portáteis são mais práticos e intuitivos na hora de realizar a instalação, que pode ser feita pelo próprio consumidor. Por serem fáceis de carregar, atendem diversos cômodos da casa e são uma excelente opção para  locais em que não é permitido instalar o split ou para pessoas que moram de aluguel.

Independente da escolha, para preservar o bom desempenho do aparelho e garantir a qualidade do ar, é muito importante realizar a limpeza periódica. Os modelos da marca Consul, por exemplo, possuem a função “Aviso Limpar Filtro”, que lembra quando é necessário realizar a manutenção periódica.

Passo a passo para realizar a limpeza do ar-condicionado

Antes de realizar a manutenção periódica, é muito importante desligar o aparelho da tomada para evitar choques ou acidentes.
Depois de desligar o aparelho, retire o filtro do condicionador de ar. Nos modelos de janela ou portáteis, o filtro se encontra na parte superior do painel; nos modelos split, na parte inferior do painel central. Limpe a sujeira acumulada no filtro com o auxílio de um aspirador de pó e depois lave com água e sabão neutro. Alguns modelos de filtro, como é o caso do Hepa e Carbono, não são laváveis e, portanto, devem ser limpos apenas com o aspirador de pó.
Para finalizar, seque bem o filtro e coloque novamente no aparelho, sem forçar para não danificar a peça e prejudicar o funcionamento. Não religue o aparelho antes de realizar estes procedimentos.

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros , o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.