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EMPREENDEDORISMO: ALTERNATIVA PARA O CENÁRIO ECONÔMICO

Diante do atual cenário econômico, com o avanço do desemprego, muitos brasileiros estão investindo o dinheiro de suas rescisões na abertura do próprio negócio e com isso têm apostando no franchising. Dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostram que o faturamento do setor cresceu nominalmente 11,2% no primeiro semestre de 2015 comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,8 bilhões ante R$ 57,4 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014. Esse crescimento demonstra que apesar da situação econômica do país, o franchising ainda é reconhecido como um dos segmentos mais seguros para empreender em momentos de crise. Em 2014, a Brastemp, marca da Whirlpool Latin America, lançou um novo modelo de negócio baseado em franquias da assinatura dos seus purificadores, tornando-se uma nova opção de fonte de renda para brasileiros de todas as regiões.

Optar por uma franquia foi a solução escolhida por Jaime Milan Ventura, um dos oito milhões de pessoas que foram desligadas de seus empregos e  que decidiu investir em seu próprio negócio após a empresa para a qual trabalhava ter reduzido sua produção em 40%. “Essa situação difícil me motivou a dar início ao planejamento de um sonho antigo e abrir a minha empresa”, conta Jaime, que atuou durante 30 anos no mercado de peças para caminhões.

Na busca pelo seu novo negócio, Jaime foi conhecer as opções de franquias durante a Expo ABF, realizada em junho deste ano. Segundo ele, o objetivo era pesquisar franquias com perfil de operação, já que seu conhecimento na área era bem amplo. “O que mais me chamou atenção foi a franquia da Brastemp. Primeiro pela força da marca no mercado e segundo pelo modelo de negócio diferenciado, baseado em receita garantida. Sou cliente da marca e este também foi outro fator decisivo na minha escolha”.

Segundo Carlos Eduardo Sousa, diretor de Negócios Água da Whirlpool, a receita garantida do negócio é um diferencial que a marca oferece ao franqueado. “O empreendedor quando escolhe investir na franquia da Brastemp tem a segurança de garantir a receita, já que o modelo é baseado nas assinaturas dos purificadores de água e independentemente da quantidade de vendas que o franqueado faça no mês, a base de assinantes que a franquia tem irá assegurar o retorno financeiro”, explica.

Um ponto importante que o empreendedor precisa observar quando for assinar um contrato é o plano de negócio que o franqueador oferece. O modelo precisa ter metas estabelecidas baseado em estudo e pesquisas de mercado, para que o empreendedor consiga enxergar o futuro do negócio e os passos que precisará seguir em curto, médio e longo prazo. A Brastemp oferece ao franqueado um modelo de negócio já estruturado, define com ele as metas e acompanha de perto o desenvolvimento da franquia.

Jaime conta que a Brastemp mostrou todo plano de negócio baseado em DRE (Demonstrativo de Resultados) e, desta forma, ele conseguiu ter uma visão do todo e ainda mais certeza do investimento que estava fazendo.  Outro ponto que chamou a atenção do franqueado foram os processos bem definidos, como o feedback do cliente pelo call center da Brastemp, que são importantes para medir como está a satisfação  com relação ao trabalho prestado.

Para mais informações sobre o modelo de negócios o interessado deve acessar www.brastemp.com.br/categoria/purificadores-de-agua ou enviar um e-mail para brastemp@franchisestore.com.br.