Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

KitchenAid ensina receitas para inovar na ceia de Natal e Ano Novo

A marca dá dicas de entrada, pratos principais e sobremesas 

 A chegada do fim de ano traz consigo grandes expectativas em torno do Natal e Ano Novo. As festas de dezembro integram diversas tradições, como a troca de presentes e reunião familiar. Comum às celebrações, a comida ganha protagonismo, fazendo da ceia um dos momentos mais esperados por todos.

Seguindo tradições da data, as receitas da ceia, geralmente, se repetem ano após ano. Para inovar este ano e servir pratos diferentes e deliciosos, a KitchenAid ensina receitas de seu livro exclusivo, com dicas e passo a passo para preparar um jantar incrível e impressionar familiares e amigos com uma refeição digna de celebração.

Confira abaixo as receitas de entradas, pratos principais e sobremesas:

Caviar de beringela (Entrada)
Este aveludado puré de beringela, também conhecido por melitzanosalata, é delicioso quando servido como entrada, com pãezinhos ou torradas.

 

8 porções
Preparo: 5 minutos
Cozimento: 1 hora

Ingredientes

500g de berinjelas
2 dentes de alho amassados
1 c/c de ras el hanout (mistura de especiarias marroquina)
2 c/s de azeite
50g de chalotas (mini cebolas)
½ c/c de harissa (pasta à base de malaguetas e especiarias)
50 ml de azeite extra virgem
2 c/s de suco de limão
100g de tomates sem pele, sem sementes e aos cubos
1 c/s de coentro picado
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Corte as berinjelas ao meio, longitudinalmente, e faça cortes na polpa em forma de losangos. Espalhe o alho pela polpa, polvilhe com o ras el hanout e 1 colher de sopa de azeite. Una as metades das berinjelas e envolva-as em folha de alumínio. Leve para cozinhar durante 45 minutos a 1 hora ou até as berinjelas ficarem muito macias ao toque. Entretanto, corte as chalotas com o disco de ralar do Processador de Alimentos KitchenAid. Aqueça o azeite restante numa caçarola e salteie as chalotas durante 5 a 10 minutos. Incorpore a harissa e retire do fogo. Abra as berinjelas, retire a polpa e coloque no Liquidificador KitchenAid. Adicione as chalotas e misture na velocidade de purê até obter uma mistura homogênea. Com o motor em funcionamento, salpique com o azeite extra virgem até o purê ficar muito suave e sedoso. Adicione o suco de limão. Com uma colher, retire o caviar de berinjela para um refratário e incorpore os tomates em cubos e o coentro. Tempere a gosto e sirva com pão pita torrado.

 

Polpette com molho de tomate e mascarpone (Prato principal)

Estas almôndegas italianas são condimentadas com sementes de funcho e limão, mas outra opção é experimentar canela ou alecrim e laranja. Você Pode optar por não utilizar o mascarpone e servir as almôndegas com queijo fontina, taleggio ou feta.

 

4 porções
Preparo: 20 minutos
Refrigeração: 20 minutos
Cozimento: 30 minutos 

Ingredientes

50g de pão branco duro
4 c/s de leite
400g de carne moída
50g de queijo parmesão
½ cebola roxa
1 dente de alho
3 c/s de azeite
1 c/c de sementes de funcho
raspas de 1 limão
1 ovo
½ receita de Molho de tomate (ver abaixo), aromatizado com 2 c/s de manjericão picado
125 g de mascarpone
sal e pimenta preta acabada de moer 

Receita de molho de tomate

4 porções
Preparo: 5 minutos
Cozimento: 50 minutos
2 cebolas
1 talo de aipo
1 cenoura
2 dentes de alho
100 ml de azeite
1 kg de tomates maduros ou 800 g de tomate pelado enlatado
1 c/c de orégano
¼ c/c de flocos de malagueta (opcional)
1 folha de louro
1 galho de alecrim
2 c/s de extrato de tomate
uma pitada de açúcar (opcional)
sal e pimenta preta moída na hora  

Modo de preparo do molho de tomate:

Corte os vegetais e o alho com o disco de ralar do Processador de Alimentos da KitchenAid. Aqueça o azeite numa caçarola grande e salteie os vegetais e o alho durante 5 minutos até ficarem macios. Bata os tomates em purê no Liquidificador KitchenAid e adicione à caçarola juntamente com as ervas aromáticas. Se necessário, adicione uma pitada de açúcar. Tempere e deixe cozinhar durante 45 minutos até o molho ficar espesso e com um sabor intenso.

Modo de preparo dos polpettes

Retire a casca do pão e regue-o com o leite. Deixe de molho durante 10 minutos, até o pão absorver o leite todo. Coloque na tigela da batedeira Stand Mixer, da KitchenAid, e junte a carne moída. Rale o queijo parmesão com o disco de ralar fino do Processador. Corte a cebola e o alho com o disco de ralar médio. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa frigideira e salteie a cebola e o alho durante 5 minutos até ficarem amolecidos. Deixe esfriar durante 5 minutos e, em seguida, adicione à tigela da carne e pão o queijo parmesão, as sementes de funcho, a raspa de limão e o ovo. Coloque a pá plana da Stand Mixer e misture na velocidade 4 até ficar bem homogêneo. Tempere a gosto e leve ao refrigerador durante 20 minutos. Molde a mistura em bolas do tamanho de tomates cereja. Aqueça o óleo restante numa frigideira grande e frite as almôndegas em grupos, até ficarem douradas e cozidas por dentro. Aqueça lentamente o molho de tomate e incorpore o mascarpone. Misture com as almôndegas e sirva com espaguete ou tagliatelle. 

Carneiro en croûte com pesto de hortelã e pistache (Prato principal)
Este prato de carneiro é ideal para um jantar de festa: é fácil de fazer e pode ser preparado antecipadamente. Substitua a massa folhada por massa quebrada ou massa de brioche, se preferir. 

8 porções
Preparo: 30 minutos
Refrigeração: 15 minutos
Cozimento: 20 minutos 

Ingredientes:

4 filetes de carneiro, cada com 225 g e cerca de 10 cm de comprimento
125g de manteiga
½ receita de pesto de hortelã e pistache (ver abaixo)
400g de massa folhada
1 gema de ovo
175ml de caldo de carneiro ou carne
75ml de vinho Marsala
sal e pimenta-do-reino moída na hora 

 Receita de pesto de hortelã e pistache

Para 200 ml
Preparo: 10 minutos

60g de queijo parmesão
60g de hortelã fresca
40g de pistache descascado
2 dentes de alho
120ml de azeite extra virgem
sal e pimenta preta moída na hora 

Modo de preparo do pesto:

Raspe os queijos com o disco de ralar fino no Processador de Alimentos da KitchenAid. Coloque a hortelã, os pistaches e o alho no Liquidificador KitchenAid e bata na função Pulsar até obter um purê; certifique-se que o pesto mantém certa textura. Com o motor em funcionamento, adicione gradualmente o azeite até ser todo absorvido. Despeje esta mistura numa tigela e incorpore o queijo. Tempere a gosto tendo sempre em atenção a quantidade de sal, considerando que o queijo é bastante salgado. Utilize de imediato ou cubra com uma camada fina de azeite e guarde no refrigerador.

Modo de preparo do cordeiro:

Pré-aqueça o forno a 220°C. Corte os filetes de carneiro ao meio. Derreta 50 g de manteiga numa frigideira grande e tempere o carneiro. Sele os filetes durante 30 segundos de cada lado em fogo alto. Deixe escorrer numa grelha mas reserve os sucos da carne. Estenda a massa folhada e corte em 8 retângulos de 20 cm x 10 cm. Coloque-os numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e espalhe 1 colher de chá de pesto em cada retângulo. Seque o carneiro em papel toalha e, em seguida, coloque cada filete num dos retângulos de massa. Espalhe outra colher de chá de pesto no carneiro e dobre a massa sobre a carne. Pincele as pontas com um pouco de água fria e feche cada porção. Vire-as e marque a parte superior. Leve ao refrigerador durante 15 minutos. Bata a gema de ovo com 1 colher de sopa de água e pincele as porções de carneiro. Leve ao forno durante 12 a 14 minutos até ficarem douradas. Coloque os sucos do carneiro numa frigideira pequena, juntamente com o caldo de carneiro e o vinho Marsala. Reduza à metade e, em seguida, mexa com a restante manteiga até o molho engrossar e ficar brilhante. Sirva as porções de carneiro com o molho Marsala e tomates assados.

 

Peito de pato com molho de ameixa vermelha e anis-estrelado (Prato principal)
Nesta receita, as ameixas são combinadas com sabores asiáticos suaves para confeccionar um molho aromático para a carne gorda do pato. Para variar, substitua as ameixas por outro fruto doce ou amargo como cerejas, framboesas ou laranjas. Se preferir, reproduza a receita utilizando peito de frango no lugar do pato.

 

4 porções
Prep.: 5 minutos
Cozimento: 25 minutos

Ingredientes

75g de manteiga
2 cebolas
2 dentes de alho
3cm de gengibre
500g de ameixas vermelhas
3 anis-estrelados
50g de açúcar mascavo
100ml de suco de tangerina espremida na hora
uma pitada de flocos de malagueta
2 peitos de pato grandes (aprox. 350 g cada)
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Derreta 25g de manteiga numa panela grande. Pique bem as cebolas e o alho. Corte o gengibre em tiras. Adicione à panela e deixe refogar até ficarem macias. Corte as ameixas ao meio, retire os  caroços e parta em pedaços grandes. Adicione à panela e tempere com o anis-estrelado, o açúcar, o suco de tangerina e os flocos de malagueta. Mexa até dissolver o açúcar, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até as ameixas se transformarem em polpa. Retire o anis-estrelado e as tiras de gengibre. Em seguida, coloque o conteúdo da panela no Liquidificador KitchenAid e acione em velocidade média até ficar homogêneo. Volte a colocar na panela e mexa com o restante da  manteiga em fogo baixo até o molho engrossar e ficar brilhante. Tempere a gosto e mantenha  quente. Frite os peitos de pato (primeiro com a pele para baixo e depois vire-os) até estarem a seu gosto. Deixe repousar 5 a 10 minutos antes de fatiar e servir com o molho de ameixa.

 

Tarteletes de avelã com pêras em vinho tinto (Sobremesa)
A frangipane, como é chamada a massa da tartelete, é uma mistura de manteiga, açúcar e frutos secos moído (geralmente amêndoas) que pode ser utilizada como base para todo o tipo de tortas de fruta. Ferver as peras em vinho tinto resulta em uma fabulosa cor vermelha no exterior que contrasta com a polpa suave e cremosa do interior.

 

6-8 porções
Preparo: 10 minutos
Refrigeração: 30 minutos
Cozimento: 1 hora e 15 minutos 

Ingredientes:

1 receita de Massa quebrada doce (ver abaixo)
125 g de manteiga amolecida
125 g de açúcar
2 ovos batidos
25 g de farinha
125 g de avelãs moídas
1 litro de sorvete de chocolate branco, creme ou baunilha, para servir

 

Receita Massa quebrada

Esta é uma receita de “pâte brisée” e a quantidade de manteiga que leva é metade da quantidade de farinha. Por isso, é ideal para tortas salgadas (retirando o açúcar da receita) e doces. A massa quebrada é sempre feita através do método “pão ralado” (breadcrumb).

Para aproximadamente 300 g (suficiente para uma tarte grande ou para 6 tarteletes pequenas)
Preparo: 10 minutos
Refrigeração: 30 minutos

200g de farinha
¼ c/c de sal
2 c/s de açúcar (para Massa quebrada doce)
100g de manteiga fria
1 ovo batido
1 c/c de suco de limão
1-2 c/s de água gelada

Modo de preparo massa quebrada:

Coloque a farinha, o sal e o açúcar na tigela da batedeira Stand Mixer, da KitchenAid. Corte a manteiga em cubos e adicione à tigela. Misture com a pá plana na velocidade 2 até a mistura se assemelhar a pão ralado. Adicione o ovo, o suco de limão e a água gelada. Continue a misturar até formar uma massa macia. Coloque-a uma superfície polvilhada com farinha e amasse brevemente. Forme uma bola, envolva-a em película aderente e leve ao refrigerador durante, pelo menos, 30 minutos. 

Receita Pêras em vinho tinto:

½ garrafa de vinho tinto (quanto mais frutado, melhor)
125ml de vinho do Porto tinto
250ml de suco de laranja acabado de espremer
casca de 2 laranjas
casca de 1 limão
1 folha de louro
2 c/c de sementes de coentros
1 galho de alecrim
1 pau de canela
250 g de açúcar
3-4 peras para cozinhar, maduras porém firmes 

Modo de preparo:

Primeiro prepare as peras em vinho tinto. Coloque todos os ingredientes, exceto as peras, numa panela grande e deixe ferver lentamente. Mexa até dissolver o açúcar. Reduza o fogo e deixe  cozinhar durante 10 minutos. Descasque as peras e retire-lhes o caroço deixando ficar os caules. Corte as peras ao meio, na vertical, e mergulhe-as na panela. Tape com papel vegetal e deixe ferver lentamente durante 20 a 30 minutos até as peras estarem tenras. Retire da panela e deixe esfriar. Reduza o líquido que restou até ficar um xarope, coe e deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte as formas de tarteletes de 6 a 8 x 10 cm. Estenda a massa e utilize-a para forrar as formas de tarteletes; de seguida, leve ao refrigerador durante 30 minutos. Misture a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira KitchenAid com a pá plana na velocidade 4 até obter uma mistura pálida e fofa. Incorpore gradualmente os ovos na velocidade 6 até ficar tudo bem misturado. Envolva a farinha na mistura na velocidade 2 e, de seguida, adicione as avelãs. Coloque a frangipane nas formas de tarteletes. Corte as peras em fatias finas, na vertical, de forma a poder dobrá-las em leque para fora, empurrando gentilmente as peras para baixo. Coloque uma metade de pera em cada tartelete e leve para assar durante 30 a 35 minutos até a frangipane estar firme. Deixe esfriar em cima de uma grelha e sirva mornas ou à temperatura ambiente com o sorvete e um pouco do xarope de vinho tinto.

 

Lebkuchen (Sobremesa/Café)

Estes picantes biscoitos alemães são geralmente servidos no Natal. Podem ser cortados em formatos diferentes, colocados um fio e utilizados como decorações comestíveis para a árvore de Natal. 

Para 24 biscoitos
Preparo: 35 minutos
Refrigeração: durante a noite
Cozimento: 15 minutos

 

Ingredientes:

250ml de mel de acácia
175g de açúcar mascavo
1 ovo
1 c/s de rum escuro
raspas de 1 laranja
300g de farinha de trigo
1 c/c de cacau em pó
½ c/c de canela em pó
¼ c/c de coentros em pó
¼ c/s de cardamomo em pó
¼ c/c de cravo-da-índia em pó
¼ c/c de noz-moscada acabada de raspar
½ c/c de sal
½ c/c de fermento em pó
50g de cascas de laranja cristalizadas picadas
50g de avelãs torradas picadas
1 gema de ovo
amêndoas peladas e laminadas, para decorar 

Modo de preparo:

Numa frigideira, aqueça o mel até começar a borbulhar. Retire do fogo e adicione o açúcar, o ovo, o rum e a raspa de laranja. Coloque a farinha, o cacau em pó, as especiarias, o sal e o fermento em pó na tigela da batedeira Stand Mixer, da KitchenAid. Incorpore a mistura de mel, utilizando a pá plana na velocidade 2 até ficar bem misturado. Acrescente a casca de laranja cristalizada e as avelãs e leve ao refrigerador durante a noite. No dia seguinte, aqueça o forno a 190°C. Divida a massa em 4 porções e trabalhe uma porção de cada vez, mantendo o resto no refrigerador. Estenda a massa com ½ cm de espessura numa superfície bem polvilhada com farinha. Corte em formas redondas de 5cm ou de outros formatos e coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal. Coloque algumas amêndoas peladas ou laminadas em cada biscoito. Misture a gema de ovo com 1 colher de sopa de água e pincele os biscoitos. Leve a assar durante 12 a 15 minutos até ficarem dourados. Deixe esfriar numa grelha e estarão prontos para servir.