Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Neste inverno Consul dá dicas para melhor utilização de ar condicionado e climatizador com função aquecer

Marca indica modelos com função de aquecedor e recomenda práticas simples que facilitam o uso, a limpeza e a manutenção dos equipamentos

A Consul, marca da Whirlpool, sempre atenta às necessidades do consumidor para entregar soluções bem pensadas com suas inovações, possui em seu portfólio produtos que agregam as funções esfriamento e aquecimento. Com aparelhos de ar-condicionado e climatizadores que atendem as necessidades do consumidor durante as quatro estações do ano, a marca ajuda a manter os ambientes sempre na temperatura ideal.

Com a chegada do inverno podem surgir dúvidas sobre como utilizar a função aquecedor dos aparelhos com dupla função – desde a melhor forma de uso,  como higienizar e realizar a manutenção dos equipamentos. Para esclarecer estas questões a Consul dá algumas dicas para garantir o melhor aproveitamento dos produtos e deixar os dias de inverno agradavelmente aquecidos.

Dicas de uso:

Como alterar da função resfriar para aquecer? Existe algum impacto na durabilidade do produto quando ele é usado para ambas as  funções, isto é, essa troca pode forçar o motor do equipamento?

Para aparelhos de ar-condicionado, a Consul recomenda não mudar da função resfriar imediatamente para a função aquecer ou vice e versa. O ideal é desligar o aparelho e aguardar três minutos para ligá-lo novamente e, então, ajustar o modo aquecer ou resfriar.

Já para os climatizadores de ar, não é necessário desligar o aparelho, e a troca de função pode ser realizada durante o funcionamento. Para passar de uma temperatura para a outra o aparelho será ligado automaticamente no modo ventilar até ser ajustado para o modo selecionado. Os produtos Consul passam por testes e são projetados para serem utilizados nas funções resfriar e aquecer sem causar danos aos equipamentos.

É preciso manter o ambiente fechado para uso na função de aquecimento?

Aparelhos de ar-condicionado e climatizadores de ar atingem seu melhor desempenho em ambientes com portas e janelas fechadas, sejam para esfriar ou para aquecer.

Quantas horas o aparelho pode ficar ligado na função aquecer? Existe risco de superaquecimento?

Na função resfriar os aparelhos de ar condicionado podem permanecer ligados durante todo o dia ou noite. O mesmo procedimento pode ser adotado para aquecimento, pois os produtos da marca Consul possuem sistema de proteção através de sensores que controlam a temperatura.

Qual produto tem maior desempenho de aquecimento, ar-condicionado ou climatizador?
O condicionador de ar, pois possui uma potência maior.

Dicas de limpeza e manutenção:

Como deve ser feita a limpeza dos de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores  no período de utilização da função de aquecimento? Existe diferença de quando os produtos estão sendo usados para esfriar?

Não existe diferença quando a limpeza dos produtos quando utilizados na função aquecimento ou resfriar. Tanto o climatizador, quanto o condicionador de ar possuem a função limpa filtro, que avisa o consumidor a hora de realizar a limpeza do filtro do seu produto.

Passo a passo:

Condicionador de ar

É muito importante realizar a limpeza periódica do ar-condicionado para aumentar o desempenho do aparelho e garantir a qualidade do ar no ambiente. Os modelos da Consul possuem a função “Aviso Limpar Filtro”, que lembra quando é necessário realizar a manutenção periódica, que deve ser realizada com o aparelho desligado da tomada para evitar choques ou acidentes.

  • Desligue o aparelho da tomada e retire o filtro do condicionador de ar. Nos modelos de janela ou portáteis, o filtro se encontra na parte superior do painel; em modelos split, está localizado na parte inferior do painel central.
  • Limpe a sujeira acumulada no filtro com o auxílio de um aspirador de pó e depois lave-o com água e sabão neutro. Alguns modelos de filtro, como é o caso do Hepa e Carbono, não são laváveis e, portanto, devem ser limpos apenas com o aspirador de pó.
  • Para finalizar, seque bem o filtro e coloque novamente no aparelho, sem forçar, para não danificar a peça e prejudicar o funcionamento. Não religue o aparelho antes de realizar estes procedimentos.
  • Por uma questão de segurança utilize sempre uma escada para realizar a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado instalados próximo ao teto.
  • Todas as orientações para limpeza e manutenção do ar-condicionado estão no manual de instruções do produto e devem ser respeitadas.

    Climatizador

  • Retire o plugue da tomada.
  • Gire a trava do reservatório de água e puxe-o para fora deslizando-o nos trilhos.
  • Limpe o reservatório com água corrente, uma esponja macia e sabão neutro. Em seguida seque-o com um pano.
  • Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.
  • Assegure-se de que não haja resíduos no interior do reservatório antes de ligar o produto.
  • Limpe a parte externa do climatizador de ar com um pano úmido e sabão neutro. Em seguida seque-o. Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.