Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

8 dicas para melhorar a performance da máquina de lavar a roupa

Whirlpool ensina melhores práticas que ajudam no desempenho e durabilidade das lavadoras

A lavadora é um eletrodoméstico essencial para o dia a dia das pessoas. Com a sua utilização, é possível efetuar lavagens mais assertivas, econômicas e conseguir ótimos resultados em pouco tempo. Trata-se de um produto que otimiza um dos principais serviços domésticos. Porém, a forma como você usa a sua lavadora faz toda a diferença na performance e também no resultado da lavagem das roupas.

Você costuma colocar a roupa suja na lavadora de roupa se separá-las por tipo de tecido e cor? Fechar ou não o zíper das calças para lavá-las na máquina? Diante do painel da lavadora de roupas, a dúvida: como escolher o ciclo correto para lavar cada tipo de roupa? Essas e outras dúvidas são esclarecidas pela Whirlpool Latin América, detentora das marcas Brastemp Consul e KitchenAid, com dicas para melhorar a performance da lavadora de roupas e, assim, efetuar a lavagem ideal para remover diferentes tipos de sujeira, além de manter e preservar as peças.

Como calcular o peso das roupas para adequar à capacidade da lavadora?
Uma dúvida que sempre surge é: considerar as roupas secas ou molhadas para a pesagem da máquina?
A Whirlpool esclarece que a capacidade das lavadoras é ajustada para roupas secas e padronizada seguindo a norma do INMETRO, ou seja, para uma lavadora com capacidade de 8 kg, por exemplo, a forma mais simples de calcular é considerando 60% da capacidade, ou seja, multiplicando a capacidade de 8kg por 0,6 que é igual a aproximadamente de 5 kilos. É importante lembrar que esse cálculo é uma aproximação, pois alguns tipos de roupa como, por exemplo, roupas de cama e toalhas ocupam mais espaço na lavadora. Respeitar estas indicações de uso é importante para preservação e vida útil do produto. A capacidade das lavadoras no Brasil, é mostrada em Kg de roupa. O ideal é que a capacidade da máquina seja proporcional ao número de pessoas que a utilizam.

Como selecionar o ciclo de acordo com o tipo de roupa? Peças delicadas podem ir à lavadora?
Separe suas roupas em delicada, normal, jeans, roupa de cama e banho etc. Os ciclos de lavagem consistem em duas velocidades importantes: a velocidade em que agita ou gira as roupas com água, e a velocidade em que centrifuga para remover a água das roupas. Dependendo do que estiver lavando, o ciclo deve coincidir com o tipo de tecido para ajudar a maximizar a limpeza, bem como proteger as peças.

Ciclo Dia Dia
Como o nome já diz esse é o ciclo recomendado para as roupas do dia dia. Esse ciclo é composto por molho de cura duração, lavagem com pausas entre as agitações, enxague duplo ou único e centrifugação para remoção máxima da água das roupas. Esse ciclo tem ótima performance de remoção de sujeira e manchas cuidando do tecido

Ciclo Rápido
Esse é ciclo que remove a sujeira da roupa de forma mais rápida. Não é recomendado usar esse ciclo para lavar roupas com manchas pesadas, porque não tem a etapa de molho. Esse ciclo é composto por lavagem, enxague e centrifugação.

Ciclo Delicado
Este é o ciclo que cuida melhor das roupas. Nesse ciclo a lavagem é mais cuidadosa, evitando com que o tecido desgaste ou percam a cor. Esse ciclo tem um molho mais curto para evitar o desbotamento, seguida de uma lavagem cuidadosa, enxague e centrifugação.

Ciclo Roupas de Cama
O ciclo de roupas de cama é o mais forte da lavadora. Ele remove as manchas mais profundas e remove complementa a sujeira das roupas. Esse ciclo é composto de um molho longo, seguido de um molho mais curto, lavagem pesada para remoção completa da sujeira, enxague duplo ou triplo e centrifugação máxima.

Não esquecer nada nos bolsos
Antes de colocar as peças para lavar na máquina, é importante retirar todos os objetos que possam se soltar e estragar o bom funcionamento da lavadora. Olhe os bolsos, retire cintos, alfinetes e enchimentos. As peças íntimas devem ser lavadas dentro de saquinhos especiais para não estragarem e roupas rasgadas devem ser consertadas antes da lavagem. Fechar todos os zíperes ou botões de pressão para que eles não prendam em outras peças.

A melhor maneira de tirar manchas
A grande dica aqui é a agilidade para remover a mancha. Uma mancha pode ser retirada com mais facilidade se o tecido for tratado antes que seque. Quanto mais tempo permanecer na roupa, mais fibras a mancha irá atacar e mais difícil e desgastante para o tecido será sua retirada. Para otimizar a lavagem na máquina, faça uso dos ciclos de molho das peças, dessa forma as manchas serão tratadas de forma eficaz.

As etiquetas das peças trazem recomendações importantes
As etiquetas das peças fornecem importantes informações sobre como proceder na lavagem e secagem das roupas. Nem sempre o consumidor tem o cuidado de observar as instruções e acaba diminuindo a durabilidade da peça, ou até mesmo, estragando-a. É importante verificar se a peça pode ser lavada na máquina de lavar ou na água, alguns artigos de lã, por exemplo, não podem. Na hora de programar a máquina, busque o ciclo de lavagem mais adequado para o material.

Quais os principais erros ao usar a lavadora de roupas?
Para cuidar da sua segurança e fazer com que sua máquina funcione bem, escolha pra ela um local protegido de raios solares, chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor. Também é importante deixar uma distância de 10 cm ao redor dela.

Quais são os principais aspectos que devem ser considerados na hora de comprar uma lavadora?
Os primeiros pontos a serem analisados são a quantidade de roupas e a frequência das lavagens. Baseado nessas informações, é possível escolher o modelo mais adequado. Quando utilizamos a lavadora com uma quantidade de roupas muito diferente de sua capacidade, podemos ter consequências na durabilidade do eletrodoméstico e também na performance de lavagem.  Ainda, é importante considerar se as dimensões do produto são compatíveis com o local onde ele será instalado, por exemplo, uma lavadora com porta frontal, requer um espaço maior devido à abertura da porta. Outro ponto importante é estar atento se a tensão do produto corresponde com a tensão disponível na residência (127V ou 220V).

Como a instalação da lavadora deve ser realizada?
Primeiramente, antes de conectar o plug na tomada, deve-se instalar a mangueira de saída de água no tanque ou em um tubo exclusivo para escoamento. Depois, rosqueie a mangueira de entrada de água na torneira. O próximo passo consiste em posicionar a lavadora em um local de superfície plana, evitando trepidações e danos ao produto, e afastada da parede ou de móveis no mínimo 10 cm de cada lado. Por fim, certifique-se de que o produto não está instalado em local com fácil exposição ao sol ou à chuva e que seus pés estejam bem nivelados.

Como deve ser feita a limpeza e manutenção da lavadora?
A limpeza interna da lavadora deve ser realizada a cada dois meses. O passo a passo é o seguinte: certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior da lavadora; coloque meio litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto; ligue o produto (obs.: não utilize programas de menor duração durante a lavagem, assim você terá a garantia de que todo o alvejante foi removido ao fim da operação).

Já a limpeza externa, deve ser feita desta forma: limpe a tampa semanalmente, evitando o acúmulo de resíduos, e utilize sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio, em toda extensão do produto. Observações importantes: nunca utilize limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa; nunca utilize jatos de água (com o uso da mangueira, por exemplo) e sempre seque a superfície higienizada, evitando ferrugens.

Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.