Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool indica melhores práticas de uso e manutenção dos produtos de cocção

 Dicas ensinam a obter melhor performance e durabilidade dos fogões e cooktops

Ao adquirir um produto, o consumidor espera obter qualidade e excelência na performance, além da expectativa de durabilidade. Porém, para garantir o melhor desempenho desse produto, é importante usá-lo de forma correta. No caso dos eletrodomésticos de cocção, como fogões e cooktops, são recorrentes as dúvidas de consumidores sobre sua utilização e manutenção. Para esclarecer essas dúvidas e indicar as melhores práticas de uso, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, lista uma série de dicas e orienta os usuários sobre a forma correta de manuseio dos equipamentos.

“Para que o consumidor fique satisfeito e obtenha a melhor experiência com seu produto, é importante saber como utilizá-lo. O uso correto e zelo pela manutenção são fundamentais para um bom resultado”, comenta Carlos Eduardo Sousa, diretor do Negócio Água e Serviços da Whirlpool Latin America.

DICAS PARA USO DE FOGÕES E COOKTOPS

De quanto em quanto tempo é necessário trocar um fogão? E um cooktop?
Não há um tempo pré-determinado para a troca dos produtos. A durabilidade está atrelada às condições de uso, que devem seguir as indicações contidas nos manuais estruturados pelas marcas.

Depois de usar o cooktop ou fogão, a limpeza deve ser feita em quanto tempo?
A limpeza deve ser feita logo após o produto esfriar.

Como realizar a limpeza adequada de um fogão? Com que frequência?
Os produtos, independentemente de seu acabamento, devem sempre ser higienizados com um pano úmido com sabão ou detergente neutro. No caso do aço inox, apesar de ser resistente, pode haver corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em superfícies engorduradas é aconselhável utilizar detergente neutro. Produtos abrasivos ou inflamáveis, sabão em pasta ou removedores não devem ser utilizados. A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar o fogão é importante aferir se algum resíduo respingou e higienizá-lo imediatamente. Isto fará com que os materiais de acabamento não fiquem manchados ou que alguma função do produto seja danificada (entupimento do espalhador do queimador, por exemplo), ocasionando acidentes.

Como limpar o cooktop e tirar manchas existentes? Com que frequência?
A limpeza do tampo e dos botões deve ser realizada com a utilização do lado suave da esponja, ou mesmo com um pano macio, que leve sabão ou detergente neutro. Não é recomendável utilizar produtos abrasivos ou álcool, que além de apagar as serigrafias, podem danificar o produto. No caso de remoção de manchas, o mais recomendado é utilizar restaurador para inox, que pode ser encontrado na rede autorizada de serviços das marcas Consul e Brastemp. Não é recomendado utilizar produtos de limpeza com jatos de vapor para evitar que a umidade infiltre no produto e o danifique. Essas dicas são válidas para cooktops em inox, vitrocerâmico ou esmaltados. A limpeza deve ser contínua.

Como deve ser feita a limpeza de grelhas e queimadores?
Para a limpeza das grelhas e dos queimadores, a recomendação é utilizar palha de aço. Ao finalizar, é importante secar completamente para evitar o acúmulo de água e garantir que a chama fique uniforme em toda a volta do queimador.

Como prolongar a vida útil dos equipamentos?
Além das recomendações de limpeza, é imprescindível adequar as condições de instalação conforme manual de instruções, como por exemplo, distância lateral e traseira. A correta instalação garante o funcionamento dentro das especificações de performance, temperatura de manuseio e, consequentemente, vida útil do eletrodoméstico.

As chamas do fogão/cooktop podem ser utilizadas todas ao mesmo tempo? Isso compromete a performance do produto e/ou a intensidade da chama?
A utilização simultânea não compromete a performance do produto e/ou a intensidade da chama, desde que a pressão de gás no local esteja de acordo com os padrões estabelecidos pela Norma Brasileira ABNT NBR13723.

Existe um limite de tempo recomendável para manter uma chama acesa?
Não existe um limite de tempo específico para que a chama fique acesa. Porém, podemos utilizar como referência o tempo necessário para preparo dos alimentos.

Em ambos os produtos, as panelas grandes devem ser usadas nas chamas maiores e as pequenas nas chamas menores? Tamanho e intensidade da chama devem ser proporcionais ao tamanho da panela?
Sim. Os manuais de instruções dos produtos indicam os tamanhos de panelas a serem utilizadas e as respectivas bocas. O tamanho e intensidade da chama devem ser proporcionais ao tamanho da panela.

Quais tipos de panelas podem ser usadas nos cooktops?
Nos cooktops cerâmicos, a recomendação é utilizar panelas com fundo reto para não danificar a superfície do equipamento, mas não há restrição de material específico. Caso o cooktop tenha o local do queimador projetado de forma abaulada – são poucos os modelos com esse design – este poderá receber panelas com outros formatos de fundo que se encaixem nessa geometria. Nos modelos de cooktop por indução, é recomendável utilizar panelas com fundo reto e o mais importante é que o material seja ferromagnético para garantir o funcionamento por indução. Caso contrário, não haverá aquecimento da panela e do alimento, mesmo que o aparelho esteja funcionando perfeitamente. Nos modelos de chapa elétrica, o preparo de alimentos acontece de forma semelhante à função de grelhar das chapas e sanduicheiras, dispensando uso de panelas, já que o alimento está em contato direto com a superfície. Em relação ao cooktop a gás, qualquer tipo de panela pode ser utilizada.