Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

3M do Brasil é reconhecida em prêmio voltado a fornecedores da Whirlpool

Prêmio Supplier Quality Awards reconhece as melhores práticas do mercado

São Paulo, 14 de novembro de 2018 – O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite da 3M do Brasil foi selecionado como destaque na nova categoria de Sustentabilidade no prêmio Supplier Quality Awards, iniciativa da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, que reconhece os fornecedores que têm as melhores práticas no processo de qualidade, baseado nos critérios de histórico, resolução de problemas e zero defeitos.

“O Supplier Quality Awards nos permite reconhecer os fornecedores que se destacaram nos aspectos de qualidade. Este ano, lançamos a categoria de Sustentabilidade e passamos a olhar para mais iniciativas que eles estão desenvolvendo”, aponta o diretor de Qualidade da Whirlpool, Carlos Tadeu da Silva. O case vencedor da nova categoria, além de ter ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visa minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte de esponjas de limpeza doméstica após o uso, oferecendo alternativas de reciclagem e reuso do material.

Para o programa de reciclagem, a 3M fechou uma parceria com a TerraCycle, empresa líder no desenvolvimento de soluções ambientais para produtos e embalagens de difícil reciclagem. O consumidor se cadastra no site para enviar pelos Correios as esponjas usadas para a Brigada de Esponjas Scotch-Brite. Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela própria TerraCycle, que envia o material para recicladores, que o transformam em pellets e outros materiais injetados. Além disso, para cada esponja enviada, a 3M doa R$ 0,02 para uma ONG, à escolha do consumidor. Até o momento, já existem mais de 4.800 brigadas, em 114 locais disponíveis, tendo sido coletadas mais de 1 milhão de esponjas e mais de R$ 28 mil arrecadados.


“A 3M planeja continuar este trabalho de conscientização da população, aumentando a divulgação do programa e promovendo uma iniciativa pioneira. Quanto mais participantes engajados, melhor para o planeta”, aponta Ivi Barbosa, Especialista de EHS da 3M, que é signatária corporativa da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, desde 2014. Em parceria com estudantes de algumas grandes universidades, o programa foi responsável por inserir pontos de coleta em institutos de ensino em todo o país.

Ainda, na ocasião, oito fornecedores foram reconhecidos por suas práticas de qualidade, são eles: Brascabos, Ferkoda, Apis Delta, Cartonale, Microjuntas, Imart Marrara, Termotécnica e Innova.

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.