Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Governança de Sustentabilidade da Whirlpool é reconhecida como destaque em premiação

Novembro, 2018 – A Whirlpool foi premiada por seus esforços em sustentabilidade, área que faz parte de sua estratégia corporativa. O Guia EXAME de Sustentabilidade 2018 reconheceu a Companhia como a destaque por suas práticas em Governança de Sustentabilidade.

“A Companhia busca consolidar sua governança em sustentabilidade rumo a um crescimento sustentável, uma estratégia que está sendo bem-sucedida. Temos e continuaremos implementando ações que contribuam para este reconhecimento e que, ao mesmo tempo, equacionem os impactos causados pelas atividades econômicas ao meio ambiente e à sociedade”, comemora Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool na América Latina.

A Whirlpool Latin America atua sob o conceito de Inovação Sustentável e um dos principais esforços está voltado a reduzir os impactos ambientais nas suas plantas e operações, além dos próprios produtos. As iniciativas de sustentabilidade e seus resultados são publicados anualmente no Relatório Global de Sustentabilidade, e, em 2017,  foram atingidas as metas do uso de energia e água nas plantas da Companhia, três anos antes do que estava previsto.

A Companhia também possui a meta de zerar, até 2022, o envio de resíduos industriais para aterros. O Brasil foi o primeiro país a alcançar esse objetivo, em 2015. Além disso,

– na unidade Rio Claro, foram desenvolvidos projetos como redução da pressão do ar comprimido, desligamento de equipamentos não produtivos, automação das torres de resfriamento, combate aos vazamentos das tubulações do ar comprimido, substituição de tecnologia – lâmpadas convencionais por LED, o que levou a empresa a atingir uma economia de energia de 7,3% em relação ao planejado para o ano.

– na unidade Joinville, houve redução de consumo de energia elétrica devido a ações como aplicação de mantas térmicas em processo de injeção de plástico, otimização e substituição de equipamentos para reduzir os desperdícios nos ciclos das máquinas e desativação de pintura a pó, que corresponde a 20% da carga térmica dos processos.

– na unidade Manaus, a empresa adotou empilhadeiras elétricas em seus armazéns e alterou a forma como as opera. Ao eliminar o uso de três empilhadeiras movidas a GLP, houve uma diminuição de aproximadamente 13 toneladas de CO2/ano para a atmosfera.

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.