Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool alcança metas sustentáveis para o uso de energia e água três anos antes do esperado

A maior empresa de eletrodomésticos do mundo apresenta Relatório Global de Sustentabilidade e anuncia novas metas

28 de junho de 2018 – A Whirlpool Corporation, presente no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, apresenta seu Relatório Global de Sustentabilidade 2017, com iniciativas de destaque em todas as suas Unidades de eletrodomésticos. Sediada em Benton Harbor, Michigan (EUA), a Empresa conta hoje com aproximadamente US$ 21 bilhões em vendas anuais, cerca de 92 mil funcionários e 70 centros de pesquisa de tecnologia e manufatura.

O Relatório traz como principal conquista global o resultado alcançado nas metas do uso de energia e água em suas Plantas, em 2017, que juntas anteciparam em três anos o que estava previsto apenas para 2020, o que indica que a Empresa reforçou seu foco na conservação dos recursos do planeta. Outro destaque ficou com os novos projetos de energia renovável implementados pela Companhia nas Unidades dos Estados Unidos e Índia.

Com o desafio de ir além, a Whirlpool já estabeleceu novas metas de sustentabilidade, ampliando os compromissos para alcançar também os propósitos do Acordo Climático de Paris, que busca reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) para o desenvolvimento sustentável. A empresa agora busca a redução em 30% nas emissões nas operações e nos produtos, no período de 2005 a 2025, reforçando o posicionamento de liderança da Whirlpool frente às mudanças climáticas.

“Estamos comprometidos em sermos cidadãos corporativos responsáveis porque é a coisa certa a fazer e também porque é bom para os negócios. Este ano, reforçamos o compromisso adotando várias medidas para minimizar nosso impacto no meio ambiente e, ao mesmo tempo, apoiando nossos colaboradores e as comunidades em que vivemos e trabalhamos. À medida que avançamos em nossa estratégia global de sustentabilidade, continuamos sendo uma empresa que se orgulha de fazer mudanças positivas para afetar a vida das pessoas de maneira significativa”, afirma Marc Bitzer, CEO da companhia.

Entre os compromissos apontados pela Companhia, está a fabricação de produtos mais eficientes e de alto desempenho, auxiliando os consumidores na economia de energia e redução do impacto no meio ambiente.

A Whirlpool tem adotado, desde 2005, metas ambientais desafiadoras, alcançando assim resultados importantes, tanto na redução de emissões e de custos, resultando em Plantas mais eficientes. O ano de 2017, inclusive, foi de aprendizado e transição para a equipe global de gerenciamento de materiais críticos da Whirlpool, que manteve o foco no  objetivo de transparência total em 90% de todas as novas peças até 2020, o que significa ter um gerenciamento específico de informações junto à sua cadeia de fornecedores, que deve, então, declarar quais são as substâncias e materiais que utilizam nas peças fornecidas para a Whirlpool. Para isso, foi implementada a fase piloto de um Sistema de Conformidade Global, incluindo os primeiros pedidos automatizados de Divulgação Completa de Material no segundo semestre de 2017. 

Já a meta Zero Resíduo, conquistada pelo Brasil em 2014,  que elimina o envio de resíduos provenientes de nossos processos industriais para aterros, já foi atingida também em Plantas da Europa e Índia. “Nosso objetivo é implementar o  Zero Resíduo em todos os nossos locais de fabricação. E para alcançar esta meta, adotamos programas de reciclagem em mais de 40 países em todo o mundo e continuamos a inovar em abordagens de economia circular. Na operação local, por exemplo, o objetivo foi alcançado por meio de ações de desenvolvimento de novas alternativas de destinação, boas práticas de coleta seletiva, monitoramento da segregação nas centrais de resíduos e campanhas de conscientização dos colaboradores, em todas as Unidades”, conta Armando Ennes do Valle Jr, vice-presidente da Whirlpool Latin America.

Outras ações

Para ampliar o foco sustentável sobre a liderança de produtos, a Whirlpool vem investindo continuamente e, em 2017, lançou mais de 100 produtos com foco em inovação no Brasil. Além disso, desde 2013 e em parceria com a Purdue University e outras empresas, atua na iniciativa ReNEWW House, projeto voltado à identificação e desenvolvimento de avanços que possam contribuir com o desenvolvimento de novas soluções com foco em habitações sustentáveis.

Na área de responsabilidade social, uma das ações de grande sucesso é desenvolvida no Brasil. Desde 2002, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, trabalha na transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino. Com alcance nacional, o instituto seleciona, apoia e empodera mulheres, oferecendo assessoria na gestão de micro negócios e capacitações para que empreendam de forma mais eficiente. “O papel do Consulado da Mulher é qualificar mulheres empreendedoras, fazendo com que elas sintam-se confiantes e capazes de empreender ou ampliar seus negócios, gerar renda e adquirir autonomia financeira, saindo da informalidade. O trabalho já proporcionou a geração de 245 mil pequenos negócios desde o seu início”, completa Armando.

Globalmente, um dos mais recentes projetos sociais da Whirlpool, o Habitat for Humanity International, que inclusive foi tema para uma recente homenagem a Jeff Fettig – que deixou o cargo de CEO na Whirlpool em 2017, faz doações financeiras e de eletrodomésticos para as casas construídas para famílias necessitadas. Da Índia e China ao Brasil e Polônia, por exemplo, foram selecionados 14 locais para participar dessas construções, nas quais os próprios colaboradores trabalham como voluntários na construção dessas casas.

Para mais informações, acesse o relatório global de sustentabilidade completo:

https://whirlpool.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2018/06/Whirlpool-Corporation-2017-Sustainability-Report-PT.pdf

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.