Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Escolas de Rio Claro e Joinville recebem programa reconhecido pela ONU

Programa de Educação e Diversidade (PED), patrocinado pela Whirlpool, vai promover capacitação e reflexão para a construção de um mundo mais sustentável

A partir da última segunda-feira, 23 de setembro, alunos e professores de Rio Claro (SP) e, posteriormente, de Joinville (SC) passaram a receber oficinas e workshops do Programa de Educação e Diversidade (PED), uma iniciativa da NTICS Projetos – com patrocínio da Whirlpool Corporation, que tem o objetivo de formar cidadãos conscientes e capazes de enfrentar os desafios socioambientais como forma de construir um mundo mais sustentável. A ação dá continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, realizado recentemente nas duas cidades.

Em Rio Claro o PED vai capacitar 713 estudantes, já em Joinville aproximadamente 1.334 alunos serão impactados. Todos poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

A proposta faz parte do banco de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e colabora para que os alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, identifiquem problemas e apresentem soluções.

Ao final do programa, os alunos apresentarão as propostas elaboradas pelos grupos em uma “Feira de Ideias”. A melhor ideia, escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos, será implantada na comunidade. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com tablets.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

São 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e 169 metas – que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os 17 ODS e também sobre o PED.

Agenda Rio Claro

23/09 – Início das oficinas com estudantes (acontecem em setembro, outubro e novembro);

25/09 – Workshop de capacitação de professores no auditório do Núcleo Administrativo Municipal;

11/12 – Feira de Ideias* no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal de Rio Claro – apresentação dos projetos e premiação da equipe vencedora. Evento aberto para a comunidade.

Agenda Joinville

01/10 – Abertura do PED nas três escolas da rede estadual de ensino – que foram selecionadas pela Secretaria da Educação da cidade – são elas: Governador Celso Ramos, Engenheiro Annes Gualberto e Dr. Tuffi Dipe.

02/10 – Workshop presencial para professores e educadores

03/10 – Início das oficinas com estudantes (acontecem em outubro e novembro);

10/12 – Feira de Ideias* em cada escola (Governador Celso Ramos, Engenheiro Annes Gualberto e Dr. Tuffi Dipe), simultaneamente. Apresentação dos projetos e premiação da equipe vencedora. Os eventos são abertos para a comunidade.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS Projetos, com sede em São Paulo e Flórida (Estados Unidos), desenvolve projetos que orientem a um novo olhar para o mundo, que transformem comunidades em seus entornos, que promovam reflexão por meio de conhecimento multinível e levem informação e cultura para um maior número de pessoas possível. Com 16 anos no mercado, a empresa já realizou 570 projetos para mais de 150 empresas, que atingiram mais de 3,4 milhões de pessoas.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo.

Informações para a imprensa:

Whirlpool Corporation

Rafael Borges – rafael.borges@idealhks.com

Fernanda Triches – fernanda.triches@idealhks.com

Tabatha Antonaglia – tabatha.antonaglia@idealhks.com

Caroline Rullo – caroline.rullo@idealhks.com| 11 4873-7643

NTICS Projetos

Ciléia Pontes – (47) 99991-1953

cileia@majuicomunicacao.com