Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Escola do interior do Amazonas recebe programa reconhecido pela ONU

O Programa de Educação e Diversidade – baseado em cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – vai capacitar estudantes dos ensinos fundamental e médio de comunidade ribeirinha. 

Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades é o foco do Programa de Educação e Diversidade (PED), que após ser iniciado em Rio Claro (SP) e Joinville (SC), será levado para alunos de ensino fundamental e médio da comunidade Punã, no município de Uairini, no Amazonas.

Dando continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”- realizado no mês de julho em Manaus – o programa, que acontece de 11 a 14 de novembro, vai abranger pouco mais de 200 alunos e educadores da comunidade ribeirinha localizada às margens do rio Solimões – que fica a cerca de 40 minutos de voadeira (embarcação local) do município de Uairini e quase 4 horas de Tefé, ponto de referência na região – na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.

Por meio de diversos workshops e atividades, crianças e professores poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação. Além das oficinas in loco, também ocorrerá uma transmissão das oficinas do PED via Centro de Mídias da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) – que atingirá até 40 mil pessoas de outras comunidades ribeirinhas do Amazonas.

A iniciativa, que faz parte do Banco de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), é realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation – detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e que tem unidade fabril em Manaus – também recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Ao final do programa, os alunos apresentarão propostas contendo soluções para a sua comunidade em uma “Feira de Ideias”. A melhor proposta – escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos – será implantada no local e os integrantes do grupo vencedor, junto com o seu professor, serão premiados com tablets.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

A Whirlpool é signatária do Pacto Global da ONU e utiliza os ODS como base para suas iniciativas. “O projeto está em linha com as estratégias de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Companhia. Atuamos sob o conceito de ‘Inovação Sustentável’, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, e temos a Diversidade e Inclusão como um de nossos valores”, explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool.

“Para essa comunidade, projetos como o PED fazem a diferença, pois antes do nascer do sol – e muitas vezes debaixo de chuvas torrenciais que atingem a região – os pequenos já estão à beira do rio esperando por uma lancha ou outros tipos de embarcações para irem à escola”, comenta Ana Carolina Xavier. “Vale destacar que os trabalhos desenvolvidos pelas escolas locais, como a Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, também envolvem a agricultura familiar e a pesca, principais meios de subsistência dos ribeirinhos, bem como a sustentabilidade, essencial para que eles continuem a obter recursos”, conclui Ana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
São 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e 169 metas – que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os ODS e também sobre o PED.

Agenda PED Punã – Manaus
11/11 até 13/11 – Workshops com alunos e professores na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.
14/11 – Feira de Ideias na mesma escola em que acontecem as oficinas.

Sobre a NTICS Projetos
A NTICS Projetos, com sede em São Paulo e Flórida (Estados Unidos), desenvolve projetos que orientem a um novo olhar para o mundo, que transformem comunidades em seus entornos, que promovam reflexão por meio de conhecimento multinível e levem informação e cultura para um maior número de pessoas possível. Com 16 anos no mercado, a empresa já realizou 570 projetos para mais de 150 empresas, que atingiram mais de 3,4 milhões de pessoas.

Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo.

Informações para a imprensa:

Whirlpool Corporation
Rafael Borges — rafael.borges@idealhks.com
Fernanda Triches — fernanda.triches@idealhks.com
Tabatha Antonaglia — tabatha.antonaglia@idealhks.com
Caroline Rullo — caroline.rullo@idealhks.com| 11 4873-7643

NTICS Projetos
Ciléia Pontes – (47) 99991-1953
cileia@majuicomunicacao.com