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Mulheres dedicam o dobro do tempo quando comparadas com os homens no trabalho doméstico e a Brastemp quer saber: até quando?

Marca traz debate sobre a divisão do trabalho doméstico como tema central da campanha no mês de maio

São Paulo, 03 de maio de 2021 – Majoritariamente responsáveis pelas tarefas domésticas, as mulheres carregam a pressão do dia a dia de trabalho e as pressões da sociedade para o cuidado com o lar e a família de forma histórica. Segundo pesquisa do IBGE de 2020, as mulheres dedicam o dobro do tempo do que os homens aos afazeres domésticos. Dentro desse contexto, a Brastemp, marca presente nos lares e no coração dos brasileiros, traz a discussão da equidade de jornada para sua nova campanha.

Conhecido por ser o “mês das Mães”, maio é marcado por campanhas que muitas vezes reforçam a cultura do trabalho doméstico como uma tarefa feminina. Para mudar o foco e gerar uma nova conversa no mercado e na sociedade, a Brastemp traz para o mês a campanha “Tarefa doméstica é tarefa de todos”, criada pela FCB em parceria com a consultoria Think Eva, que tem como objetivo de incentivar a divisão equânime das tarefas domésticas entre homens e mulheres. Com ativação no ambiente digital e em televisão, a Brastemp puxa a conversa a partir de um dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, que revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas. Tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso.

Para aumentar a conscientização sobre o cenário, a Brastemp estende o debate também para o produto, “lançando” uma máquina de lavar roupas fictícia com o nome “Brastemp Edição Compartilhada”. O lançamento do produto tem como objetivo reforçar que lavar as roupas é uma atividade de todos – e não apenas das mulheres. O vídeo manifesto também vem para apoiar e reforçar que tarefa de casa é tarefa de todos, independente da configuração familiar. Por isso, a Brastemp escolheu cuidadosamente o seu casting de atores trazendo diversidade para esse vídeo que mostra: um casal 60+, um casal em que a mulher é transgênero, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos.

“Dia das Mães é uma das grandes datas do ano para o varejo, isso é legítimo. Porém, quando falamos de eletrodomésticos, tradicionalmente, as marcas e o segmento associam a imagem de dos produtos com a figura materna, reforçando o estereótipo e a cultura do cuidado com o lar à data e à mulher, o que nos dias de hoje é um retrocesso. Nós, como uma empresa líder de mercado e top of mind na categoria de lavanderia, entendemos que era nosso papel social ressignificar a data. Assim, lançamos uma campanha que, ao invés de seguir reforçando os estereótipos, vai justamente no caminho oposto: levanta uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover a equidade no trabalho doméstico. Meu sonho é que daqui a alguns anos nenhuma marca de eletrodomésticos sugira seus produtos de presente para as mães e que tarefa de casa vire tarefa de todos”, afirma Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool.

A Brastemp também convidou o Think Eva, consultoria de inovação social para auxiliar no desenvolvimento da narrativa e curadoria do conteúdo. “Estamos desde o ano passado estudando a Economia do Cuidado e nos traz esperança que uma marca do tamanho e abrangência da Brastemp assuma seu papel nesta discussão. O trabalho invisível de cuidado precisa ser de todos e poder trazer este tema, aliado ao nosso olhar estratégico de marca, para a campanha nos deixou confiantes de que alguma mudança seja possível”, diz Maíra Liguori, co-fundadora da consultoria.

“As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade – especialmente marcas icônicas, como a Brastemp. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de influenciadores e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres há muito tempo”, comenta Anna Martha, Diretora Executiva de Criação da FCB Brasil.

A campanha terá um desdobramento na televisão, com uma discussão nos programas Papo de Segunda e Saia Justa, do canal GNT e um braço também no digital. Toda a ação com influenciadores foi desenvolvida pela FCB Brasil em parceria com a Mfield.

Ficha Técnica
Agência: FCB Brasil
Cliente: Whirlpool
Produto: Lavadoras
Título: BTP Compartilhada
Estratégia, criação e produção: FCB Brasil,
Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Paula Mancini, Andreza Cursino, Bibiana Saldanha, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Camila Galdêncio, Carolina Ferreira, Daniela Fonseca, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Henrique Aquino, João Albertini, Leticia Hengles, Luiz Eduardo Doria, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Paulo Bruno, Pedro Lazzuri, Pedro Paes, Priscilla Olegario, Rafael Merel, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Rodrigo Resende, Sâmia Reiter, Suzana Haddad, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Tiago Santos, Thiago Ehlke Thiago Iusim, Yllo Pedra.

Produtora: Saigon Filmes
Diretor: Juliana Curi
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler , Carol Pessini
Atendimento: Fernanda Gomes, Rafael Costa, Karin Diniz
Coordenação de produção: Katiucia Soares, Natalia Cardoso
Diretor de fotografia: Licia Jardim Arosteguy da Rosa
Diretor de Arte: Carol Ozzi
Assistente de Direção: Flavia Meszberg
Diretor de produção: Roberto Bellezia
Figurinista: Juliana Prysthon
Produtora de Casting: Rodrigo Hoffmann (Chuck)
Montador: Daniela Guimarães
Finalizador: Fabio Abreu
Coordenação de Pós-produção: Virgini Fares
Cor: Adonias Dantas
Finalização: NASH Production

Produtora de áudio:
Produtora de Som: Canja
Direção de Som: Lucas Sfair, Eduardo Karas, Filipe Resende
Produção Musical: Diego Zorrilla
Atendimento de Som: Guga Costa
Coordenação de Som: Matheus Brandão

Equipe MField
Diretor Geral: Flávio Santos
Diretor artística: Victor Godoy
Diretor Executivo: Flávio Santos
Diretor Técnico: Gabriel Lima
Atendimento: Ariane Gancear

Consultoria Think Eva / ONG Think Olga
Maíra Liguori – Diretora de Impacto Think Eva e Think Olga
Mariana Cordeiro – Gerente de Estratégia Think Eva e Think Olga
Camila Camargo – Líder de Estratégia Think Eva e Think Olga
Débora Torri – Líder de Conteúdo e Estratégia
Isys Maciel – Coordenadora de Produção e Cientista de Dados
Luciana Nogueira – Gerente de Projetos Think Eva e Think Olga

Aprovação do cliente: Andrea Salgueiro, Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Gabriella Rosa, Victoria Sagula.

Sobre a Brastemp
Há 60 anos, Brastemp traz inovações que antecipam soluções relevantes para os lares, isso resultado de um conhecimento profundo de seu consumidor e da sua natureza de inovar, sempre estabelecendo novos padrões. Lançou a primeira lavadora automática do país, a tecnologia Frost Free, aproveitou o espaço da porta da geladeira, inverteu a geladeira com o freezer, apresentou para o mercado a primeira lava-louças produzida em território nacional, surpreendeu com os produtos Retrô, foi a pioneira na personalização de eletrodomésticos no mundo. Em 2014, inovou com a primeira geladeira e fogão conectados à internet do Brasil.

Assessoria de Imprensa
Ideal H+K Strategies
Laura Chiavenato
whirlpool@idealhks.com