Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Brasil recebe ampla programação sobre os 17 ODS da ONU

No período de 9 a 13 de agosto, o Festival Conhecendo os ODS Digital mostrará o que vem sendo feito para acelerar o desenvolvimento sustentável no país e nas Américas. Evento é gratuito!

Garantir um mundo mais justo, mais sustentável e mais igualitário até o ano de 2030 é o princípio que norteou a aprovação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Faltando menos de 10 anos para as nações prestarem conta desse compromisso, o Brasil recebe o maior evento sobre o tema já realizado nas Américas. No período de 9 a 13 de agosto de 2021, das 11h às 18h, o Festival Conhecendo os ODS Digital detalha, na prática, o que empresas, governos, escolas, universidades e organizações da sociedade civil vêm fazendo para atingir as metas globais.

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o Festival apresenta mais de 30 atrações e, para proporcionar uma experiência transformadora ao público, investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19. Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival, em um cenário que simula a experiência de estar ali presencialmente. Toda a programação é gratuita e o credenciamento para ter acesso ao evento pode ser feito no site www.conhecendoosods.com.br.

Ao entrar na plataforma, será possível acessar o conteúdo disponibilizado pela programação e até mesmo interagir com os representantes dos espaços. Em cada uma das atrações, o participante vai poder escolher o tipo de conhecimento que gostaria de acessar. Serão mais de 150 palestrantes expondo seus cases de progresso na Agenda 2030, 17 estandes com soluções ligadas a cada um dos ODS, exibição de documentários, games ligados a soluções para os desafios mundiais, oficinas para crianças, workshops para educadores, colaboradores e profissionais interessados nos temas do desenvolvimento sustentável.

Realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business, com patrocínio oficial da Whirlpool Corporation e patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A), o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar uma programação diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. As principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada. Mesmo sendo um evento 100% on-line, o que reduz as possibilidades de emissão de gases de efeito estufa, ainda há gasto de energia elétrica. A empresa Green Domus fará um inventário das emissões e o índice encontrado será compensado através de compra de créditos de carbono.

“Desde o primeiro momento que conheci a proposta do Festival, fiquei fascinado com o poder que terá de levar informação de alta qualidade a um público que será altamente diverso e abrangente. É urgente que tenhamos a disseminação dos ODS a públicos que ainda estão afastados dessa agenda, mas de forma atraente e que se sintam motivados a atuar em prol de um melhor planeta para todos”, comenta o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, fundador e CEO da Dreams and Purpose Consulting e um dos curadores do evento, Leonardo Lima.

Para atingir o objetivo de não deixar ninguém de fora da discussão sobre desenvolvimento sustentável, o Festival conta com o apoio institucional de importantes organizações como Enactus, Falconi, Connecting Food, Conservation International, Way Carbon, Capitalismo Consciente, Carbon Disclosure Project (CDP), Refúgio 343, One Young World, Rainforest Alliance, entre outras.

Além disso, o evento contará com a participação de 16 agências setoriais da Organização das Nações Unidas (ONU). São elas: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), ONU Mulheres, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), União Internacional de Telecomunicações (ITU), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e Rede Brasil do Pacto Global.

“O desenvolvimento sustentável é um tema que interessa a toda a sociedade e, por isso, estamos investindo todo nosso esforço e nossa capacidade criativa para compartilhar as transformações que já estão sendo feitas para o alcance das metas da agenda 2030, especialmente agora na chamada década da regeneração, em que mais do que preservar e abandonar velhos modelos de desenvolvimento, precisamos restaurar o que garantirá um futuro sustentável para todos”, explicou a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos e uma das curadoras do evento, Ana Carolina Xavier.

“Este projeto está inteiramente alinhado com as nossas iniciativas de ESG, e reforça nossos compromissos e ações contínuas voltadas para a responsabilidade socioambiental. Através do Festival, temos como objetivo impactar, conscientizar e engajar todos os públicos acerca da importância da sustentabilidade.” afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

A Enercan, empresa responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos, tem plena convicção de que sua missão institucional vai bem além da geração de energia, e inclui a importância de contribuir com os municípios de sua área de abrangência. Por essa razão, a empresa tem forte atuação social, apoiando e patrocinando projetos e ações efetivamente relevantes para a região. “Por tudo que a Enercan apregoa e coloca em prática, participar do Festival representa a oportunidade de divulgar as boas ações já concretizadas e estimular outras empresas a abraçarem os ideais de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social”, destaca a Coordenadora de Projetos Socais, Alexsandra Antoniazzi.

Ampla programação em diferentes espaços para diferentes públicos.

Dentro da plataforma do evento, o público terá acesso aos cases de grandes empresas como BRF, Coca-Cola, SulAmérica, CTG Brasil, GM South América, Áster Máquinas, Vivo, entre outras que, junto com os patrocinadores, irão compartilhar no Main Stage (Palco Principal) seus progressos e o alinhamento dos seus negócios aos objetivos globais. Serão 17 webinars, dedicados a cada um dos ODS, que reunirão cerca de 100 speakers.

O público também terá acesso à Área Expositiva Ações ODS, com 17 estandes temáticos expondo as iniciativas que já existem para acelerar os avanços propostos na Agenda 2030. Organizações como Enactus, Bright Cities, Green Building Council, Turma da Mônica e outras vão expor suas soluções. Nessa área, o visitante poderá interagir com os responsáveis de cada stand. Ao clicar em um deles, o participante será direcionado para um chat ao vivo ou chamada de vídeo, onde poderá trocar informações e tirar dúvidas. Além disso, durante toda a programação, no Palco Ações ODS, mais de 60 speakers participam de bate-papos ao vivo sobre desenvolvimento sustentável nas Américas.

Para prestigiar produções culturais voltadas para o tema do Festival, com curadoria de Sylvio Rocha, da Tocha Filmes, o ODS Play vai mostrar filmes e documentários em um espaço que simula uma sala de cinema. Com mediação da jornalista Paulina Chamorro, todos os dias, das 17 às 18h, acontece o Happy Hour ODS Play, com bate-papo entre diretores, produtores, atores e o público.

Jovens e adultos que se interessam por desenvolvimento de jogos também terão espaço exclusivo no evento. Em parceria com a Eureca, consultoria de desenvolvimento de jovens, na área de Gamificação, será possível participar de hackathons e desafios em busca de soluções para os ODS.

Outro importante espaço dedicado à educação é o Caminhão Conhecendo os ODS Digital. Será o formato virtual de um projeto já realizado presencialmente, em 2019. Nesse espaço, serão oferecidos workshops para instituições de ensino e empresas, além de oficinas e visitas guiadas para crianças. A presença nos workshops possibilitará a emissão de certificados de participação. Ainda no evento, no espaço da Biblioteca, o público terá acesso a uma diversidade de estudos, publicações, materiais didáticos e pedagógicos já produzidos sobre os ODS.

E quem já fez o credenciamento, aberto no dia 7 de junho passado, já pode começar a participar do Festival antes mesmo do evento começar. Até o dia 16 de julho é possível enviar para o Call To Action, outra atração do evento, vídeos, apresentações (pitches), desenhos e qualquer iniciativa positiva relacionada aos 17 ODS. Todo esse material será exibido ao público durante os cinco dias do evento. Podem participar líderes, empreendedores, organizações sociais, educadores, crianças e qualquer pessoa que tenha uma experiência positiva para compartilhar. A submissão de arquivos deve ser feita pelo site do evento.

Networking e recompensas para quem é do bem.

Assim como acontecia em eventos presenciais antes da pandemia da Covid-19, a plataforma do Festival Conhecendo os ODS Digital possibilitará aos participantes o acesso a uma área de networking, onde poderão trocar informações com outros visitantes do Festival.

Além disso, os visitantes poderão acessar o plano de recompensas da Gooders, parceira do evento e que atua na promoção de causas, instituições e negócios que incentivam a transformação da sociedade. Ao se cadastrar na plataforma, cada participante começa a ter o tempo de navegação no Festival contabilizado, gerando pontos, que ao final do evento podem ser trocados por recompensas no site da empresa.

Sobre a NTICS Projetos
Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Sobre o SB Sustainable Business Solutions
Com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance e Value Chain Evolution e especialistas das diversas indústrias e setores, com vasta experiência e conhecimento de negócio, o SB Sustainable Business Solutions está no mercado com soluções pioneiras dirigidas a ESG para grandes empresas e suas cadeias de valor. Saiba mais no site da empresa.

Sobre a Enercan
A Enercan (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Pelotas, entre os municípios catarinenses de Celso Ramos e Campos Novos.
Referência no setor elétrico brasileiro, tendo conquistado por três vezes o Prêmio Valor 1000, eleita pelo Jornal Valor Econômico como a melhor empresa do ano, a Enercan também se destaca por sua reconhecida atuação social. Em seus 20 anos de atuação no mercado, notabilizou-se por apoiar e patrocinar dezenas de projetos e ações nas áreas cultural, social e ambiental. Os bons resultados obtidos com essas iniciativas também renderam à Enercan a conquista de diversas premiações regionais e nacionais.

Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool é a fabricante de eletrodomésticos detentora no Brasil das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Com aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de fabricação e tecnologia em 2020, a Empresa comercializa também Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras grandes marcas em quase todos os países do mundo. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.