Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Brastemp reforça os questionamentos e pretextos de quem foge na hora de realizar tarefas domésticas com a campanha “Desculpas Deslavadas”

Marca dá continuidade ao debate iniciado em maio sobre a falta de equidade de gênero nas atividades domésticas, principalmente dentro da lavanderia.

São Paulo, 12 de agosto de 2021 – “Não sei como faz”, “quando fui fazer, você já tinha feito”, “eu disse que ia lavar depois”, “você não pediu pra te ajudar”, “mas precisa ser agora?”. Essas são algumas das desculpas mais comuns entre aqueles que não dividem as tarefas em casa, cenário que reforça principalmente a falta de equidade de gênero no trabalho do lar. Como parte de sua estratégia de combate aos estereótipos dentro de casa, a Brastemp reforça sua campanha lançada em maio, “Brastemp Edição Compartilhada”, e lança novo vídeo: “Desculpas Deslavadas”, com objetivo de reforçar a discussão sobre os lugares e papéis atribuídos às mulheres.

Assinada pela FCB Brasil, a nova campanha é resultado do debate gerado pela marca em maio, por meio da ação “Brastemp Edição Compartilhada”, na qual a Brastemp também provocou seus consumidores sobre o tema. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento do IPEA de 2018, enquanto 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa, apenas 56% dos homens realizam a tarefa de forma rotineira. Segundo um levantamento do coletivo Think Eva, realizado em maio e em parceria com a Brastemp, semanalmente, mulheres adultas gastam em média 21 horas nos afazeres domésticos, que incluem tarefas relacionadas à manutenção das roupas, como separar, estender, tirar do varal, passar, dobrar e guardar – tempo aproveitado pelos homens para a realização de outras atividades.

Dentro desse contexto, a campanha busca instigar a mudança de comportamento como solução para a disparidade do tempo dedicado ao cuidado com as roupas entre homens e mulheres. “Lavar as roupas é uma atividade de todos, não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa, já que segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool, detentora da marca Brastemp.

Para enfatizar que lavar roupa é tarefa de todos, a Brastemp vai literalmente lavar essas desculpas. “A informação sobre como lavar roupa ou realizar as tarefas de casa está ao alcance de todos. Muita gente que diz que não sabe como fazer, mas desempenha tarefas realmente complexas. As desculpas são tão rasas e deslavadas e a gente literalmente resolveu lavá-las”, brinca Marcelo Rizério, ECD da FCB Brasil.

Para isso, a campanha conta com camisetas estampadas com algumas das piores desculpas que as pessoas dão para não lavar as roupas. O tecido possui uma tecnologia em que a tinta se desfaz ao ser colocado na máquina de lavar e ter contato com a água. Por isso, depois de lavadas, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.

“A Brastemp, como a marca que trouxe a máquina de lavar roupas automática para o Brasil, tem o papel de levantar essa discussão, e as desculpas e as dúvidas para não dividir as tarefas não colam mais. Elas são tão ultrapassadas que vão ser expostas em um irônico Museu das Desculpas, criado no Pinterest para engajamento com os consumidores”, comenta Magnoli. A #LaveSuasDesculpas permeia todos os conteúdos produzidos para a ação, desde seus vídeos, posts em redes sociais e discurso de influenciadores. Divulgada com filme em mídia digital e em elevadores residenciais, a campanha também será tema de discussão no programa Altas Horas da Rede Globo. “A ideia é que o debate seja popularizado, contribuindo para um cenário mais igualitário e uma nova forma de olhar para as tarefas domésticas”, afirma Magnoli.

Site da Campanha: https://www.brastemp.com.br/desculpasdeslavadas
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GzbIXAzqad0
Fotos: https://www.webcargo.net/l/1p2kJ4kJWp/

Ficha Técnica
Agência:
FCB Brasil
Cliente: Whirlpool
Produto: Lavadoras Brastemp
Título: Desculpas Deslavadas

Estratégia, criação, produção e Mídia: FCB Brasil, Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Becker, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Carolina Andrade, Carolina Ferreira, Eliane Bernardino, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Isabela Katayama, João Albertini, Juscelino Vieira, Kaue Sá, Leticia Hengles, Liandra Monteiro, Lucas Buled, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Marta Carvalho, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Priscilla Olegario, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Sâmia Reiter, Teresa Urbano, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Thiago Iusim, Tiago Moralles, Tiago Santos.

Produtora:
Produtora: Landia & M&A
Diretora: Aline Lata
Managing Directors & Ep: Carolina Dantas & Sebastian Hall
Produtora Executiva: Valentina Baisch
Assistente de Produção Executiva: Larissa Delfini
Coordenadora de Produção: Camilla Bastos
Assistentes de Coordenação & Produção: Natália Petrechen, Luciana Andrade & Mari Prado
Dop: Erico Toscano
Diretor de Arte: Rafa Blass
1st Ad: Tati Klein
Diretora de Produção: Andrea Beni
Produtora de Locação: Tati Setton
Produtora de Arte: Gisela Villalva
Assistente de Arte: Mari Godone
Coordenadores de Pós Produção: Elton Bronzeli &
Pós Produção: Landia & M&A
Editor: Breithner Monteiro
Color Grading: Marla Colour Grading
Produtora de Som: Cabaret
Produção: Bruno Peras
Maestro: Guilherme Azem
Mixagem e Finalização: Luiz Ortega e Guilherme Azem
Atendimento: Ingrid Lopes, Flavia Caparelli e Barbara Russiano
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima e Carol Oliveira
Locução: Michele Bittencourt

Aprovação do cliente: Andrea Salgueiro, Gustavo Ambar, Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Wendel Teixeira e Stefany Saraiva.

Sobre a Brastemp
Há 60 anos, a Brastemp traz inovações que antecipam soluções relevantes para os lares, isso resultado de um conhecimento profundo de seu consumidor e da sua natureza de inovar, sempre estabelecendo novos padrões. Lançou a primeira lavadora automática do país, a tecnologia Frost Free, aproveitou o espaço da porta da geladeira, inverteu a geladeira com o freezer, apresentou para o mercado a primeira lava-louças produzida em território nacional, surpreendeu com os produtos Retrô, foi a pioneira na personalização de eletrodomésticos no mundo. Em 2014, inovou com a primeira geladeira e fogão conectados à internet do Brasil.