Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Festival virtual reúne mais de 100 atrações sobre os ODS da ONU

Conheça a programação do Festival Conhecendo os ODS Digital, que já é considerado o maior evento sobre desenvolvimento sustentável das Américas.

Serão cinco dias de uma programação organizada para fazer com que o conhecimento sobre as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável chegue ao maior número de pessoas. Ao mesmo tempo, o Festival Conhecendo os ODS Digital, que acontece entre os dias 9 e 13 de agosto, quer mostrar soluções que já estão em prática para colaborar com redução das desigualdades, o combate à fome, contribuam com a melhoria dos índices educacionais e promovam a equidade e a proteção da biodiversidade, entre outras soluções para problemas globais. Serão 111 atividades realizadas em vários espaços dentro de uma plataforma digital, de fácil navegação e com acesso gratuito. Para participar, basta se credenciar no site www.conhecendoosods.com.br.

Realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions, com patrocínio oficial da Whirlpool Corporation e patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A), o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar uma programação diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. As principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de gases de efeito estufa (GEE) será 100% compensada por meio da compra de créditos de carbono. Mesmo sendo um evento totalmente on-line, o que reduz as possibilidades de emissão GEE, ainda há gasto de energia elétrica. Parceira do evento, a empresa Green Domus fará um inventário das emissões e a respectiva compensação do evento.

A programação, elaborada por uma equipe de curadores, vai reunir no Main Stage (palco principal) 17 webinars com a presença de líderes de grandes empresas mostrando suas soluções para o alcance das metas dos ODS e presença de representantes de 16 agências setoriais da Organização das Nações Unidas (ONU). O público poderá visitar e interagir em 17 estandes com soluções para os Objetivos na Área Expositiva; assistir a 25 Talks no Palco Ações para os ODS; conferir 13 documentários com temas ligados ao desenvolvimento sustentável no ODS Play e 5 bate-papos com produtores e diretores no Happy Hour desse espaço.

Já no espaço do Caminhão Conhecendo os ODS Virtual, serão realizadas 5 visitas guiadas para estudantes de escolas públicas, seguidas por 5 oficinas sobre reaproveitamento de materiais recicláveis. Além destas, estarão disponíveis no espaço, para acesso do público, mais 13 oficinas práticas sobre temas ligados à sustentabilidade; 3 workshops sobre os ODS para educadores e 3 workshops sobre ESG e ODS para colaboradores de empresas. O Caminhão conta ainda com a atração Call to Action, que vai mostrar experiências sobre a Agenda 2030 enviadas pelo público.

Na programação do Festival também está confirmada a realização do hackathon “Trago Boas Notícias”, no espaço de Gamificação (veja mais abaixo). O evento contará, ainda, com uma Biblioteca, onde poderão ser consultados conteúdos diversos sobre os 17 ODS, nas categorias biosfera, econômica e social. Na área, será possível ter acesso a podcasts e vídeos relacionados aos 17 Objetivos. Assim como ocorre em eventos presenciais, na plataforma do Festival o público poderá acessar áreas de networking e de souvenirs.

“Desde o primeiro momento que conheci a proposta do Festival, fiquei fascinado com o poder que terá de levar informação de alta qualidade a um público que será altamente diverso e abrangente. É urgente que tenhamos a disseminação dos ODS a públicos que ainda estão afastados dessa agenda, mas de forma atraente e que se sintam motivados a atuar em prol de um melhor planeta para todos”, comenta o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, fundador e CEO da Dreams and Purpose Consulting e um dos curadores do evento, Leonardo Lima.

“O desenvolvimento sustentável é um tema que interessa a toda a sociedade e, por isso, estamos investindo todo nosso esforço e nossa capacidade criativa para compartilhar as transformações que já estão sendo feitas para o alcance das metas da agenda 2030, especialmente agora na chamada década da regeneração, em que mais do que preservar e abandonar velhos modelos de desenvolvimento, precisamos restaurar o que garantirá um futuro sustentável para todos”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos e uma das curadoras do evento, Ana Carolina Xavier.

Parcerias conectadas com o desenvolvimento sustentável.

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, além dos patrocinadores, envolvidos na programação, o Festival conta com o apoio institucional de importantes organizações como Enactus, Falconi, Connecting Food, Conservation International, Way Carbon, Capitalismo Consciente Brasil, Carbon Disclosure Project (CDP), Refúgio 343, World Animal Protection, One Young World, Rainforest Alliance, entre outras.

“Este projeto está inteiramente alinhado com as nossas iniciativas de ESG, e reforça nossos compromissos e ações contínuas voltadas para a responsabilidade social. Através do Festival, temos como objetivo impactar, conscientizar e engajar todos os públicos acerca da importância da sustentabilidade.” afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

A Enercan, empresa responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos, tem plena convicção de que sua missão institucional vai bem além da geração de energia, e inclui a importância de contribuir com os municípios de sua área de abrangência. Por essa razão, a empresa tem forte atuação social, apoiando e patrocinando projetos e ações efetivamente relevantes para a região. “Por tudo que a Enercan apregoa e coloca em prática, participar do Festival representa a oportunidade de divulgar as boas ações já concretizadas e estimular outras empresas a abraçarem os ideais de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social”, destaca a Coordenadora de Projetos Socais, Alexsandra Antoniazzi.

Além desses parceiros, o evento conta com o apoio institucional das seguintes agências setoriais da Organização das Nações Unidas (ONU): Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Rede Brasil do Pacto Global. E terá também a participação de mais 13 agências setoriais da Organização. São elas: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização Internacional para as Migrações (OIM), ONU Mulheres, Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e União Internacional de Telecomunicações (ITU).

Plataforma imersiva desenvolvida especialmente para o evento.

O Festival Conhecendo os ODS Digital vai proporcionar uma experiência transformadora ao público. A organização investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19. Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival. Ao entrar na plataforma, será possível acessar o conteúdo disponibilizado pela programação e até mesmo interagir com os representantes dos espaços. Em cada uma das atrações, o participante vai poder escolher o tipo de conhecimento que gostaria de acessar.

Outra novidade para o público é que a participação no evento pode lhe render recompensas. Ao se cadastrar na plataforma, cada participante começa a ter o tempo de navegação na programação contabilizado, gerando pontos, que ao final do evento podem ser trocados por recompensas no site da Gooders, que atua na promoção de causas, instituições e negócios que incentivam a transformação da sociedade.

Hackathon Trago Boas Notícias .

Organizado pela Eureca, consultoria em desenvolvimento de jovens, em parceria com Instituto Capitalismo Consciente Brasil, e apoio da organização do Festival, o “Hackathon Trago Boas Notícias” quer envolver pessoas de qualquer faixa etária, especialmente jovens, no desenvolvimento de ideias que possam colaborar com o alcance das metas dos ODS. A programação inclui bate-papos, workshops, ideação, mentorias e oficinas.

A adesão para participar da seleção das equipes da competição virtual ocorre entre os dias 2 e 9 de agosto, a partir da inscrição no curso on-line “Líderes para o Futuro – Primeiro Passos”, organizado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil e que será disponibilizado no site do Festival Conhecendo os ODS Digital, na aba Gamificação.

Para a seleção, serão considerados os inscritos que avaliarem e interagirem em cada aula. A partir desses critérios, serão selecionados 85 participantes. As atividades do Hackathon serão realizadas nos dias 12 e 13 de agosto. Os protótipos de soluções – especialmente nos ODS 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Assentamentos Sustentáveis), 13 (Combate às Mudanças Climáticas) e 15 (Vida na Terra) passarão por avaliação popular, por meio de competição de likes no Instagram. Os pontos conquistados, somados à avaliação de uma banca de especialistas, revelarão a equipe vencedora, que será conhecida no dia 20 de agosto. Como premiação, a Whirlpool presenteará cada participante da equipe ganhadora com um frigobar Brastemp.

Documentários sobre temas relacionados aos ODS.

A parte cultural do Festival vai disponibilizar ao público o acesso a 13 documentários que abordam temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A curadoria é do produtor Sylvio Rocha, da Tocha Filmes, em parceria com a Maria Farinha Filmes. Os títulos estarão disponíveis no espaço ODS Play, na plataforma interativa durante 24 horas em todos os dias do Festival.

A área simulará uma sala de cinema e o visitante poderá clicar nas informações sobre os filmes e poderá escolher quantos quiser assistir. Veja a lista de títulos: Um presente à prova de Futuro; Como ela faz?; Muito Além do Peso; Criança, A Alma do Negócio; Território do Brincar; Terreiros do Brincar; Tarja Branca; Repense o Elogio; O Começo da Vida; O Começo da Vida 2: Lá Fora; Nunca Me Sonharam; Um Crime Entre Nós; e A Cheia Histórica do Rio Negro.

Para conhecer a programação detalhada de cada espaço do Festival e se credenciar para acesso à plataforma, basta acessar o site do evento.

Serviço:
O quê:
Festival Conhecendo os ODS Digital
Quando: de 9 a 13 de agosto de 2021.
Horário: das 11h às 18h.
Onde: on-line em uma plataforma interativa e imersiva.
Quanto: Gratuito.
Credenciamento e Programação Completa: no site do evento.

Sobre a NTICS Projetos
Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Sobre a SB Sustainable Business
Com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance e Value Chain Evolution e especialistas das diversas indústrias e setores, com vasta experiência e conhecimento de negócio, o SB Sustainable Business Solutions está no mercado com soluções pioneiras dirigidas a ESG para grandes empresas e suas cadeias de valor. Saiba mais no site da empresa.

Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool é a fabricante de eletrodomésticos detentora no Brasil das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Com aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de fabricação e tecnologia em 2020, a Empresa comercializa também Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras grandes marcas em quase todos os países do mundo. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Sobre a Enercan
A Enercan (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Pelotas, entre os municípios catarinenses de Celso Ramos e Campos Novos.
Referência no setor elétrico brasileiro, tendo conquistado por três vezes o Prêmio Valor 1000, eleita pelo Jornal Valor Econômico como a melhor empresa do ano, a Enercan também se destaca por sua reconhecida atuação social. Em seus 20 anos de atuação no mercado, notabilizou-se por apoiar e patrocinar dezenas de projetos e ações nas áreas cultural, social e ambiental. Os bons resultados obtidos com essas iniciativas também renderam à Enercan a conquista de diversas premiações regionais e nacionais.

Sobre a Green Domus
A Green Domus fornece serviços de consultoria, asseguração e educação. A missão da GD é entregar projetos focados em princípios de excelência e soluções centradas nos clientes. Nosso espírito pioneiro conquistou credenciais únicas: 1ª instituição acreditada no Brasil para fornecer serviços de verificação de inventário GEE, 1ª firma inspetora credenciada no programa de certificação de biocombustíveis RenovaBio, 1ª empresa brasileira acreditada para serviços de verificação no programa Low Carbon Fuel Standards da California, entre outros.