Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool completa 110 anos dedicados a melhorar a vida das pessoas em suas casas

Joinville, Novembro de 2021 – Neste ano a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul, B.blend e Kitchenaid, comemora seus 110 anos de inovação e cuidado com as pessoas, sempre com o objetivo de melhorar a vida dentro dos lares, atuando com responsabilidade por meio de iniciativas em ESG [sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança].

Em Joinville há 70 anos, a Companhia já fez história inaugurando o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, além de ter zerado o envio de resíduos industriais e não-industriais para aterros em 2015 e criado uma estação de armazenamento de águas residuais, que reduz 5 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. Na Unidade Joinville, a área verde preservada abriga 96 espécies de árvores e 1361 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

A história da companhia na cidade teve início quando Rudolf Stutzer e Guilherme Holderegger tentavam consertar um velho refrigerador a querosene em sua oficina, numa época em que os refrigeradores eram todos importados. Após meses de pesquisa, produziram um protótipo: a primeira geladeira brasileira. Com investimento do cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca Consul, em 1950, em um pequeno galpão onde hoje funciona o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, foi fundada a Indústria de Refrigeração Consul S/A.

Em 1972, a Consul atingia a marca de 1 milhão de produtos produzidos e em 1976 passou para o controle acionário do grupo Brasmotor – empresa brasileira, dona da marca Brastemp e, na época, líder no mercado de eletrodomésticos. Em 1994 acontece a fusão das marcas Consul e Brastemp, formando a Multibrás, adquirida pela Whirlpool em 1997. Principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo, a Whirlpool garantiu que a Consul pudesse manter seu DNA de inovação focada nos consumidores e fortaleceu a atuação nessa frente.

Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2020, a Empresa reportou aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.