Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Whirlpool implementa 100% de energia limpa em suas plantas

A iniciativa reforça o comprometimento de ser Net Zero até 2030 e fortalece estratégia ESG da companhia que lidera o tema no setor

A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, converteu em 100% o uso de energia limpa, como eólica, solar e hidrelétrica, em suas unidades no Brasil. Desde janeiro deste ano, duas de suas três fábricas (Manaus/AM e Rio Claro/SP) já alcançaram a marca – a unidade de Joinville (SC) está prevista para 2024 e a sede na América Latina, em São Paulo, já havia sido certificada em novembro passado. Com essa iniciativa pioneira no setor, a empresa também reforça seu compromisso global de ser Net Zero em todas as suas operações no mundo até 2030.

A companhia recebeu o reconhecimento do International Renewable Energy Certification Standard (I-REC), plataforma internacional que possibilita a transação de certificados de energia renovável. “Para este ano, deixaremos de emitir 6,5 mil de toneladas de CO2, uma redução de 31% em relação ao ano anterior”, afirma Bernardo Gallina, Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos, de Compliance e Corporativos da Whirlpool para América Latina. A redução equivale ao plantio de mais de 40 mil árvores.

Ainda segundo Gallina, o uso de energia limpa é uma questão de valor para a empresa, e vai ao encontro das estratégias de ESG da Whirlpool, já que a meta é consumir menos energia e ser mais sustentável. “A compra de energia limpa e certificada garante que estamos atacando nossas emissões desde sua fonte, no abastecimento de nossas fábricas, possibilitando dar ainda mais foco na redução em nossos processos”, completa.

A Whirlpool também investe na eficiência energética de seus produtos: 90% são classificados como “A” na escala Procel, que atesta os eletrodomésticos mais eficientes e que consomem menos energia.

Além das empresas, consumidores também estão mais atentos às questões ambientais

A busca por produtos inovadores e que causam menor impacto ambiental é uma preocupação de boa parte dos consumidores, e empresas que estão atentas a essas mudanças tendem a ser mais atrativas ao desenvolver produtos mais sustentáveis ​​e eficientes. Atenta a esse cenário, a Whirlpool Corporation realizou um estudo que revela que os consumidores investem em eletrodomésticos que usam menos energia (40%), deixam a menor pegada de carbono possível (35%), tragam economia de dinheiro (32%) ou tempo (26%).

A pesquisa, realizada com 19 mil pessoas em 10 países (Brasil, Reino Unido, França, Itália, Polônia, Rússia, EUA, México, Índia e Hong Kong), também mostra que a maior parte dos consumidores (51%) valoriza a eficiência energética e hídrica, destacando a necessidade de produtos sustentáveis ​​que não comprometam o tamanho ou a capacidade. Já 63% estão otimizando as lavagens, a fim de economizar mais água e energia. A pesquisa também apontou uma preocupação maior por parte dos brasileiros com as questões de ESG, sendo que 30% estão atentos às mudanças climáticas e 21% à desigualdade social.

Sobre a Whirlpool Corporation 

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.