Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Brastemp estreia no metaverso com a Retrô, lançando seu icônico frigobar no universo Gamer

A marca é a primeira de eletrodomésticos no Avakin Life e traz campanha que conecta o mundo virtual com o real

O Metaverso é uma realidade que tem sido muito debatida e explorada por diferentes públicos. Brastemp, sinônimo de performance e design em eletrodomésticos, faz sua estreia nesse universo com a Brastemp Retrô, seu icônico frigobar. A marca é a primeira de eletrodomésticos a entrar no Avakin Life, o jogo que  é um enorme mundo virtual 3D, que simula a vida real e proporciona grande interação com a decoração. Assista aqui ao vídeo.

Guiada pelas necessidades e comportamentos dos consumidores, a entrada no metaverso é mais uma iniciativa digital da marca que, além de site próprio, vem trabalhando não só suas campanhas no ambiente digital, mas também temas relevantes nas redes sociais nos últimos anos. A entrada no universo de games é uma nova iniciativa dentro desse universo em que a marca já tem solidez.

Disponibilizando esse ícone de design para quase 8 milhões de avatares, o produto estará disponível, por tempo limitado, na seção de itens de decoração, em 7 opções de cores, incluindo a exclusiva versão Pride, lançada ano passado, como símbolo de amor e apoio à comunidade LGBTQIAP+.

Desde o ano passado, as campanhas de Brastemp Retrô contemplam pautas no território de diversidade e inclusão, com ações pensadas para gerar impacto positivo na comunidade. No ano passado, a campanha de lançamento da Retrô Pride contou com a cantora Pabllo Vittar para amplificar mensagens de amor inspiradas em histórias da vida real com a ação “Retrô Love Radio”, em que o lucro das vendas da retrozinha foi destinada à Casa Neon Cunha, uma casa de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social. Este ano, com o propósito de se tornar aliada da comunidade e distribuir o amor, a campanha apoia uma casa diferente, a CASA NEM, também um centro de acolhimento. Ao comprar a Retrô dentro do jogo, o consumidor fortalece o propósito e a doação para a Casa Nem.

“Se o Metaverso é a integração entre o mundo virtual e o mundo real, a campanha de Brastemp Retrô não poderia ser diferente. Com a entrada no Metaverso, a Brastemp reforça a conversa com seus consumidores e consumidoras aonde quer que eles estejam. Essa campanha começa no Avakin Life, mas um tema tão importante como esse não poderia ficar apenas no virtual. A doação para a CASA NEM  foi a forma que encontramos de reforçar que todas as formas de amor e identificação devem ser respeitadas”, afirma Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool.

Para representar a Brastemp Retrô no universo dos games, a campanha criada pela  BFerraz, agência da B&Partners.co, criou uma estética por meio de pixels que se unem para formar mosaicos que carregam as cores da bandeira LGBTQIAP+. “Para a nossa identidade visual criamos um algoritmo que gera mosaicos variáveis, reforçando a ideia de diversidade e singularidade dentro da comunidade, assim como nós nenhum mosaico será igual ao outro” conta Phellipe Wanderley, diretor de arte sênior da BFerraz.

A Brastemp traz como parte da campanha influenciadores de destaque dentro do universo gamer e para a comunidade LGBTQIAP+, como Mandy Candy, Sher Macedo, Raony Phillips, Bryanna Nasck, Malena e Kalera. Mandy Candy, uma das maiores vozes da comunidade trans no Brasil, terá o papel de principal porta-voz da marca, dando o start no dia 13 de junho às 21h horas, com o “Open do Amor”, uma festa virtual que acontecerá no seu apartamento dentro do Avakin Life, com transmissão pela plataforma Twitch. O squad completo de influenciadores estará presente no open house por meio de seus avatares e farão parte da campanha ao longo de todo o mês de junho.

Além disso, a campanha contará também com uma programação especial de posts para o Instagram de Brastemp ao longo de todo o mês de junho.

Ficha Técnica

Agência: BFerraz

Cliente: Whirlpool

Produto: Frigobar Brastemp Retrô

Campanha: Retrô Metalove

CEO: Bazinho Ferraz

VP Business: Carolina Pelicano

CCO: Enricco Benetti

Diretor de Criação: André Kovadloff

Diretor de Arte: Phellipe Wanderley

​Assistente de Arte: Sol Biegler​

Redatora: ​Laíza Negrão​

Head de Estratégia: Filipe Alberto

Gerente de Estratégia: ​Beatriz Ferro

​Head de Narrativas: Mariana Soldi

Creators Manager​: Rafael Lemos​​

Estrategista de Conteúdo: ​Monica Santos

​Gerente de Mídia: Rafael Gonçalez

Supervisora de Mídia: ​Ana Wdowinski

Supervisora de RTV: Inez Chaves

​Diretora de Contas: Mariana Sodr​e

Supervisora de Contas​: Mariana Ferreira

Arte Finalista: Daniel Junqueira

Produtor Gráfico: ​Shicca Amaral​

Gerente de Produção: Andrea Estellita

Gerente de Projetos: Julio Maia

Produtora de Áudio: Ritmika Audio Arts

Ilustração 3D: Ímago Studio e Tincat Studio

Produtora de vídeo: Ímago Studio

In-Game

Produtora & Distribuidora (in-game): Lockwood

Gaming Partner: Level Up!

Sobre a Brastemp

Há 60 anos, a Brastemp traz inovações que antecipam soluções relevantes para os lares, isso resultado de um conhecimento profundo de seu consumidor e da sua natureza de inovar, sempre estabelecendo novos padrões. Lançou a primeira lavadora automática do país, a tecnologia Frost Free, aproveitou o espaço da porta da geladeira, inverteu a geladeira com o freezer, apresentou para o mercado a primeira lava-louças produzida em território nacional, surpreendeu com os produtos Retrô, foi a pioneira na personalização de eletrodomésticos no mundo. Em 2014, inovou com a primeira geladeira e fogão conectados à internet do Brasil.

Assessoria de Imprensa

FSB Comunicação

whirlpool@fsb.com.br